Cooxupé estima colheita do café em 21%, índice abaixo do ano passado. Primeiros lotes têm grãos miúdos mas qualidade preservada

Publicado em 08/07/2015 12:47
Cooxupé estima colheita do café em 21% e ritmo está bem abaixo do ano passado. Primeiros lotes apresentam grãos miúdos mas qualidade está preservada

A Cooxupé, Cooperativa Regional dos Cafeicultores em Guaxupé, estima que até o momento a colheita na região esteja em 21%, ritmo abaixo dos anos anteriores que na mesma época chegava a 34%. Para, Carlos Paulino, presidente da cooperativa, algumas regiões tiveram atrasos significativos.
 
“Esse atraso tem a ver com a florada, que devido à estiagem do início do ano, nos meses de janeiro e fevereiro contribuiu para a demora na formação do grão. O produtor esperou mais tempo do que o habitual para não colher o café verde”, explica.
 
Outro problema apontado pelos produtores, segundo Paulino, é o tamanho do grão. “No Sul de Minas, os grãos estão menores e é necessário mais café para fazer uma saca beneficiada. Já na região do Cerrado o tamanho do grão está normal. No entanto, os produtores se queixam de uma quebra considerável na produção".
 
Sobre o volume de café entregue à Cooperativa, Paulino confirmou que a expectativa de 4,6 milhões de sacas dos cooperados está mantida. " Ainda é cedo para falar em problemas de produção e esse maior volume em relação ao ano passado é porque estamos expandindo as áreas de atuação da Cooperativa , não pelo aumento de produção e sim pela expansão da área”, conclui.
 
Entretanto, a qualidade do café segue a mesma. “O grão miúdo não é problema em termos de qualidade, a bebida está muito boa por sinal. Estamos com previsão de chuva nesses próximos dias, portanto, não sabemos o que vai acontecer com a qualidade, mas até o momento a bebida está excelente”, revela o presidente.
 
Os preços, segundo ele estão abaixo do esperado. Devido à quantidade de sacas nesta safra o valor deveria aumentar. “A saca segue ao redor dos R$ 415,00 a R$ 420,00. Produtor está retraído e procurando financiar o pouco café colhido. A dica é para que se espere melhores momento para negociação”, ressalta.


 

Por: Aleksander Horta//Nandra Bites

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Perspectivas de chuvas no BR consolidam novamente baixas em NY no fechamento desta 6ª feira (19)
Consumidores de café dos EUA enfrentam preços mais altos mesmo após retirada de tarifas
Preços do café caminhavam em lados opostos nas bolsas internacionais na manhã desta 6ª feira (19)
Preços do café recuam nas bolsas internacionais e atingem mínimas de 4 meses nesta 5ª feira (18)
Região de Franca/SP registra bom pegamento da florada do café para safra 2026
Preços do café no Vietnã caem ao menor nível desde março de 2024 com aumento da oferta