Produção de café no Brasil deve ficar abaixo da estimada inicialmente pela Fundação ProCafé. Quebra nos cafés arábicos pode chegar a 30%

Publicado em 03/08/2015 18:14
Produção de café no Brasil deve ficar abaixo da estimada inicialmente pela Fundação ProCafé. Quebra nos cafés arábicos pode chegar a 30%

A Fundação Procafé realizou no primeiro trimestre do ano , o levantamento da safra de café no Brasil e apontou para uma produção entre 41 a 43 milhões de sacas para o ano de 2015. Mas de acordo com José Edgard Pinto Paiva, presidente da entidade, esse volume máximo já não será mais atingido. A projeção de quebra na produção aumenta, a medida que a colheita evolui. Segundo Paiva,  as perdas podem alcançar patamares de 30% a 40% contabilizando os problemas com o conilon e o arábica. 
 
Segundo José Edgard, a estiagem que ocorreu no início do ano prejudicou o período de granação. “Ficamos por cerca de 25 dias sem chuvas. Sem contar que no ano de 2014 também passamos por uma seca e isso acarretou na formação de grãos menores por dois anos consecutivos. Essa quebra na primeira estimativa era de cerca de 12% ”, destaca.
 
Diante desse baixo crescimento dos frutos, os cafeicultores de Minas Gerais alegam que em anos anteriores gastava cerca de 400 litros (7 medidas) para uma saca de café beneficiado e hoje este número gira em torno de 600 litros para a mesma quantia da bebida beneficiada.
 
A colheita da safra 14/15 já alcança 60% da área. No mês de agosto, ainda segundo o presidente, os números serão mais precisos. “Mas já é possível dizer que a quebra vai ficar acima do que prevíamos”, comenta.
 
Mercado
 
Também segundo o presidente, o mercado de Nova York não sentiu essa quebra. “Em breve esses números vão se confirmar, porque a quebra é gritante aqui no Brasil. Não é um problema apenas no Sul de Minas Gerais e sim em todo estado que produz café. Há também uma queda na entrega de café nas cooperativas”, finaliza.


 

Tags:

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Programação do 24º Seminário Internacional do Café está definida
Cecafé discute devida diligência em direitos humanos com governo dos EUA
China apostando no café: Luckin Coffee anuncia investimento de US$ 120 milhões e capacidade recorde de torrefação
Café: Semana começa com ajustes técnicos e mercado monitorando clima nas origens
Exportação de café do Vietnã aumenta 5,4% no 1º quadrimestre