Produção de café no Brasil deve ficar abaixo da estimada inicialmente pela Fundação ProCafé. Quebra nos cafés arábicos pode chegar a 30%

Publicado em 03/08/2015 18:14
Produção de café no Brasil deve ficar abaixo da estimada inicialmente pela Fundação ProCafé. Quebra nos cafés arábicos pode chegar a 30%

A Fundação Procafé realizou no primeiro trimestre do ano , o levantamento da safra de café no Brasil e apontou para uma produção entre 41 a 43 milhões de sacas para o ano de 2015. Mas de acordo com José Edgard Pinto Paiva, presidente da entidade, esse volume máximo já não será mais atingido. A projeção de quebra na produção aumenta, a medida que a colheita evolui. Segundo Paiva,  as perdas podem alcançar patamares de 30% a 40% contabilizando os problemas com o conilon e o arábica. 
 
Segundo José Edgard, a estiagem que ocorreu no início do ano prejudicou o período de granação. “Ficamos por cerca de 25 dias sem chuvas. Sem contar que no ano de 2014 também passamos por uma seca e isso acarretou na formação de grãos menores por dois anos consecutivos. Essa quebra na primeira estimativa era de cerca de 12% ”, destaca.
 
Diante desse baixo crescimento dos frutos, os cafeicultores de Minas Gerais alegam que em anos anteriores gastava cerca de 400 litros (7 medidas) para uma saca de café beneficiado e hoje este número gira em torno de 600 litros para a mesma quantia da bebida beneficiada.
 
A colheita da safra 14/15 já alcança 60% da área. No mês de agosto, ainda segundo o presidente, os números serão mais precisos. “Mas já é possível dizer que a quebra vai ficar acima do que prevíamos”, comenta.
 
Mercado
 
Também segundo o presidente, o mercado de Nova York não sentiu essa quebra. “Em breve esses números vão se confirmar, porque a quebra é gritante aqui no Brasil. Não é um problema apenas no Sul de Minas Gerais e sim em todo estado que produz café. Há também uma queda na entrega de café nas cooperativas”, finaliza.


 

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Desvalorização do real consolida fortes quedas nos preços do café no fechamento desta 4ª feira (17)
Retorno das chuvas no Sul de Minas Gerais traz certo alívio as lavouras de café
Preços do café seguiam em baixa nas bolsas internacionais na manhã desta 4ª feira (17)
Café/Cepea: Apesar de menor volume embarcado, exportadores têm ganho em receita
Café: Chuvas no BR consolidam baixas de 2% em NY no fechamento desta 3ª feira (16)
Boa safra/25 do Vietnã traz alívio para o mercado global do café