Em Rio Paranaíba (MG), produtores de café estão preocupados com as altas temperaturas

Publicado em 23/09/2015 10:51
Em Rio Paranaíba (MG), produtores de café estão preocupados com as altas temperaturas. Após a queda das flores, chumbinhos ficarão muito expostos aos raios solares. Custos de produção estão mais altos devido à recente valorização do dólar e expectativa é de redução nos investimentos. Na safra passada, quebra ficou ao redor de 30% a 35% por conta do clima irregular.

A florada do café da safra 2016/17 já aconteceu em Rio Paranaíba (MG). E os produtores estão atentos ao comportamento do clima, pois após a queda das flores, os chumbinhos ficarão muito expostos às altas temperaturas. Por enquanto, o clima permanece seco na região e as chuvas previstas entre os dias 28 de setembro a 5 de outubro deverão acumular apenas 5 mm.

Segundo o técnico agrícola da localidade, Diego Bernardes Rocha, até o momento a florada está garantida, uma vez que já foi realizada a fecundação das plantas. “Contudo, a projeção é de calor, acima do que observamos em 2014, o que poderia prejudicar a safra desse próximo ano”, explica.

É preciso destacar que as duas últimas safras foram afetadas pelas intempéries climáticas. Em janeiro de 2015, as altas temperaturas comprometeram o enchimento dos grãos. Consequentemente, a quebra no rendimento da produção ficou entre 30% até 35% na região, ainda conforme ressalta o técnico agrícola.

Além disso, para essa nova temporada que se inicia a preocupação também está relacionada aos custos de produção. Em meio à recente valorização do dólar, os cafeicultores já estão pagando mais alto pelos adubos e insumos.  Nesta quarta-feira (23), o dólar era cotado a R$ 4,12 frente ao real, com ganho de 1,95%.

“Com isso, creio que o pessoal irá investir menos, na tentativa de equilibrar os custos de produção. Temos muitos produtores que não conseguiram ter lucros e outros que tiveram prejuízos com a safra passada. Com certeza, irão colocar o pé no freio em relação à adubação”, afirma Rocha.

Confira as fotos enviadas pelo técnico agrícola:

Imagem do dia - Florada do café em Rio Paranaíba (MG). Envio do técnico agrícola Diego Bernardes Rocha

Imagem do dia - Florada do café em Rio Paranaíba (MG). Envio do técnico agrícola Diego Bernardes Rocha

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • alexandre maroti nova resende - MG

    Acredito que, se as temperaturas continuarem como estão, haverá comprometimento da proxima safra de café, pois as lavouras estão com poucas folhas e isto é um problema que atrapalha na fecundação dos proximos chumbinhos, fora isso altas temperaturas em excesso podem ate queimar as flores e os chumbinhos.

    0
    • Diego Bernardes Rocha Rio Paranaíba - MG

      Com certeza irão sim e lógico que a se faltar chuva, ou se ela vier toda de uma vez e depois vierem períodos secos ai vai atrapalhar a produtividade da nova safra. Se o calor permanecer como disse, ai sim pode afetar a segunda e até a terceira florada, que por sinal aqui serão bem pequenas, em torno de 25 a 30%. Aqui até o momento onde eu trabalho as lavouras estão bem enfolhadas garantindo até o momento uma boa fecundação, porém nada garantido, tudo vai depender do clima! Vamos pedir a Deus Alexandre Maroti para que só venham coisas boas esse ano, abraço e boa sorte!

      0