Safra encerrada com bons resultados na maior cooperativa de cafeicultores do mundo

Publicado em 13/10/2016 17:25

Na região da Cooxupé, a colheita da última safra já está finalizada. De acordo com Carlos Paulino, presidente da Cooxupé, a safra está dentro das expectativas e, em mais alguns dias, a meta de 6 milhões de sacas deve ser atingida antecipadamente, ultrapassando o número de 5 milhões e 100 mil sacas em 2015.

Com a seca, apenas parte das lavouras foram prejudicadas, mas, em contrapartida, a qualidade do café se apresentou em melhores níveis. O balanço das perdas, segundo o presidente, ainda não foi realizado, mmas estima-se que esta perda foi apenas pontual.

Para a produção atual, o sul de Minas recebe boas floradas, mas o produtor deve ficar atento à possíveis quebras, embora estas não devam ser tão acentuadas. Algumas áreas foram atingidas por chuvas severas de granizo, somando mais de 4 mil hectares e outros 10 mil hectares foram atingidos por geadas. A área da Cooxupé, por sua vez, tem um total de produção, em média, de 19 milhões de sacas.

O alerta dado pelo presidente é de que o produtor deve se preparar para o ano que vem, procurando prevenir o café brocado. Em termos de comercialização, se o produtor puder segurar o café, deve aguardar os melhores momentos para vender. Os preços praticados estão entre R$500 e R$510 a saca.

"A florada de outubro é a principal e está bonita, mas flor não é fruto. Os cafés estão muito desfolhados, então tem que esperar cair a flor para fazer uma avaliação da colheita do ano que vem. Se cair chuvas, já começamos a ver o chumbo se desenvolver. Se a flor ficar preta, cai. Se fica verde, é possível ver o que pegou e o que não pegou. É preciso aguardar uma continuação das chuvas, neste momento ela é importante para pegar a florada", diz o presidente.

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Sem físico no Brasil, bolsas têm novos ajustes nos preços nesta 4ª feira
Café: Nova York e Londres estendem baixas no primeiro pregão de maio
Em dia de baixas generalizadas, arábica recua mais de mil pontos em Nova York
Cecafé promove evento na UE para atestar que cafés do Brasil atendem novas regras
Café acompanha dia de aversão e recua mais de mil pontos em Nova York