Funrural: Cooxupé afirma que fará pagamento do Funrural caso necessário

Publicado em 27/04/2017 11:50
Cooperativa vem recolhendo os recursos há 5 anos e tranquiliza os produtores de café. Sem constitucionalidade aprovada, dinheiro deve voltar para os cafeicultores
Confira entrevista de Carlos Augusto Rodrigues de Melo - Vice-Pres. Cooxupé

O vice-presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, tranquilizou os cooperados dizendo que a cooperativa abriu uma conta e realizou um depósito em juízo do dinheiro devido ao Fundo de Apoio Ao Trabalhador Rural (Funrural).

Este dinheiro, que seria devolvido eventualmente aos produtores caso a constitucionalidade não fosse aprovada, agora será utilizado para pagar o passivo devido nos últimos cinco anos.

Melo destaca que essa foi uma orientação dos colaboradores da área tributária da cooperativa, que orientaram a realizar o depósito dessa forma.

Ele destaca, ainda, que para o negócio do café, o melhor recolhimento a ser feito é sobre o faturamento bruto. Sobre a folha de pagamento, o tributo inviabilizaria a produção - se houver uma mudança, o setor irá trabalhar para que este fator seja opcional. Ele também acha pouco provável as ações contra o passivo devido, uma vez que a constitucionalidade foi definida pelo STF.

O vice-presidente vê, entretanto, a questão com grande preocupação, já que boa parte do setor do agronegócio deixou de recolher o tributo e há grandes montantes a serem ressarcidos.

Por: João Batista Olivi e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café fecha sexta-feira em alta com recuperação técnica após forte queda e mercado segue atento à oferta global
O potencial e os desafios de Minas Gerais, o Estado que mais produz café no país
Todos os cafés do Brasil estão isentos das tarifas dos Estados Unidos
Mercado do café abre em alta nas bolsas internacionais após forte correção da véspera
Café encerra sessão desta quinta-feira em forte queda com pressão da colheita brasileira
Café amplia perdas nesta quinta-feira com avanço da colheita no Brasil e perspectiva de maior oferta global