Funrural: Cooxupé afirma que fará pagamento do Funrural caso necessário

Publicado em 27/04/2017 11:50
Cooperativa vem recolhendo os recursos há 5 anos e tranquiliza os produtores de café. Sem constitucionalidade aprovada, dinheiro deve voltar para os cafeicultores
Confira entrevista de Carlos Augusto Rodrigues de Melo - Vice-Pres. Cooxupé

O vice-presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, tranquilizou os cooperados dizendo que a cooperativa abriu uma conta e realizou um depósito em juízo do dinheiro devido ao Fundo de Apoio Ao Trabalhador Rural (Funrural).

Este dinheiro, que seria devolvido eventualmente aos produtores caso a constitucionalidade não fosse aprovada, agora será utilizado para pagar o passivo devido nos últimos cinco anos.

Melo destaca que essa foi uma orientação dos colaboradores da área tributária da cooperativa, que orientaram a realizar o depósito dessa forma.

Ele destaca, ainda, que para o negócio do café, o melhor recolhimento a ser feito é sobre o faturamento bruto. Sobre a folha de pagamento, o tributo inviabilizaria a produção - se houver uma mudança, o setor irá trabalhar para que este fator seja opcional. Ele também acha pouco provável as ações contra o passivo devido, uma vez que a constitucionalidade foi definida pelo STF.

O vice-presidente vê, entretanto, a questão com grande preocupação, já que boa parte do setor do agronegócio deixou de recolher o tributo e há grandes montantes a serem ressarcidos.

Tags:

Por: João Batista Olivi e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chuvas no Vietnã pressiona mercado: Robusta perde mais de 7% e arábica vai abaixo de 210 cents/lbp
Principal feira de cafés especiais da América do Norte pode gerar US$ 65 mi ao Brasil
Com chuva e estoques no radar, robusta perde mais de 7% e arábica mais de mil pontos em NY
Presidente da BSCA recebe o Oscar do Agronegócio
Com forte correção nos preços, robusta recua mais de 4% e arábica perde 3% em NY