Café: Com 50% da safra colhida, temperaturas mais baixas preocupam os produtores de Nova Resende (MG)

Publicado em 04/07/2017 14:52
Termômetros se aproximaram dos 7ºC na madrugada desta terça-feira (4), mas não houve formação de geadas. Se confirmado, evento climático pode afetar a florada da próxima safra, que deve ocorrer em setembro. Cafeicultores têm conseguido realizar as operações de secagem e o beneficiamento dos grãos. Saca é cotada a R$ 450,00 na localidade.
Confira a entrevista com Ronaldo Ferreira Cardoso - Presidente do Sindicato Rural de Nova Resende/MG

Podcast

Confira a entrevista com Ronaldo Ferreira Cardoso - Presidente do Sindicato Rural de Nova Resende/MG

 

Download

Ronaldo Ferreira Cardoso, presidente do Sindicato Rural de Nova Resende (MG), destaca que as temperaturas chegaram a 7ºC por volta das 3h da manhã. O município não recebeu geadas, mas as temperaturas estão muito baixas.

Neste instante, os cafeicultores estão em plena colheita. Caso ocorresse uma geada, as lavouras que vão produzir a partir do ano que vem podem acabar não desenvolvendo floradas.

Há 15 dias, a chuva atrapalhou um pouco. Entretanto, ainda estava no início da colheita. Agora, os produtores conseguem seguir com os trabalhos normalmente.

De hoje em diante, começa a ser colhido um café com qualidade melhor, mas ainda não é possível quantificar os rendimentos e a qualidade geral do café que foi colhido. Os produtores que possuem equipamentos para fazer a coleta seletiva estão conseguindo fazer a colheita do café cereja descascado.

Os valores da saca do café, pela cotação da Cooxupé, estão por volta dos R$450,00. Para ele, não é um valor ruim, mas fica muito equiparado com os custos de produção, deixando margens pequenas para os produtores.

Aqueles que possuem contas a vencer estão negociando parte da saca neste momento. Porém, aqueles que podem esperar, aguardam por melhores preços.

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cafezais podem produzir mais e o segredo pode estar debaixo da terra
Sistema Famato destaca avanço da produção de café em Mato Grosso
Café fecha com leve alta em NY nesta 4ª (30); mercado atento aos riscos climáticos no Brasil
Expocacer apresenta cafés únicos do Cerrado Mineiro para EUA e Reino Unido
Café reverte perdas e fecha com alta de mais de 1% em NY, mesmo com pressão do real
Café recua em NY nesta 3ª feira (29) e realiza parte dos ganhos fortes da véspera