Café: Com 50% da safra colhida, temperaturas mais baixas preocupam os produtores de Nova Resende (MG)

Publicado em 04/07/2017 14:52
Termômetros se aproximaram dos 7ºC na madrugada desta terça-feira (4), mas não houve formação de geadas. Se confirmado, evento climático pode afetar a florada da próxima safra, que deve ocorrer em setembro. Cafeicultores têm conseguido realizar as operações de secagem e o beneficiamento dos grãos. Saca é cotada a R$ 450,00 na localidade.
Confira a entrevista com Ronaldo Ferreira Cardoso - Presidente do Sindicato Rural de Nova Resende/MG

Podcast

Confira a entrevista com Ronaldo Ferreira Cardoso - Presidente do Sindicato Rural de Nova Resende/MG

 

Download

Ronaldo Ferreira Cardoso, presidente do Sindicato Rural de Nova Resende (MG), destaca que as temperaturas chegaram a 7ºC por volta das 3h da manhã. O município não recebeu geadas, mas as temperaturas estão muito baixas.

Neste instante, os cafeicultores estão em plena colheita. Caso ocorresse uma geada, as lavouras que vão produzir a partir do ano que vem podem acabar não desenvolvendo floradas.

Há 15 dias, a chuva atrapalhou um pouco. Entretanto, ainda estava no início da colheita. Agora, os produtores conseguem seguir com os trabalhos normalmente.

De hoje em diante, começa a ser colhido um café com qualidade melhor, mas ainda não é possível quantificar os rendimentos e a qualidade geral do café que foi colhido. Os produtores que possuem equipamentos para fazer a coleta seletiva estão conseguindo fazer a colheita do café cereja descascado.

Os valores da saca do café, pela cotação da Cooxupé, estão por volta dos R$450,00. Para ele, não é um valor ruim, mas fica muito equiparado com os custos de produção, deixando margens pequenas para os produtores.

Aqueles que possuem contas a vencer estão negociando parte da saca neste momento. Porém, aqueles que podem esperar, aguardam por melhores preços.

Tags:

Por: Fernanda Custódio e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com preocupação com o Vietnã e tempo mais seco no Brasil, café abre semana com valorização
Cooxupé anuncia abertura de empresa com atuação no mercado de seguros
Cecafé participa de evento que destaca importância do café ao ES e ao país
Programação do 24º Seminário Internacional do Café está definida
Cecafé discute devida diligência em direitos humanos com governo dos EUA