Colheita do café conilon chega a 90% no ES e safra deve ficar acima da temporada anterior

Publicado em 11/07/2017 11:04
Com melhora no clima, estado deve colher entre 5,8 a 6 milhões de saca de café conilon nesta safra. Porém, ainda será preciso um volume maior de chuvas para a recomposição dos mananciais. Em 2016, seca comprometeu a produção e safra ficou em 5 mi de sacas. No arábica, colheita alcança 70% e safra deve ficar ao redor de 2,7 mi de sacas.

Romário Ferrão, pesquisador e coordenador do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER), destaca que mais de 90% da safra de café conilon já foi colhida no estado do Espírito Santo.

O estado passou pela maior seca dos últimos cem anos e a produção caiu pela metade em 2016. Esse ano, já é perceptível uma recuperação dessa produção, que deve ser de 5,8 a 6 milhões de sacas.

De uma forma geral, o clima passa a voltar para uma certa normalidade, mas isso não se reflete ainda em intensidade. Ainda são necessárias chuvas para recompor os mananciais que abastecem a irrigação do café.

Há um revigoramento da planta de café de forma generalizada, mas um parecer só será possível após a florada deste ano, que deve acontecer no mês de agosto. Caso ocorra tudo bem, o ano de 2018 deverá trazer uma recuperação para a produção de café na região.

Nesta safra, não houve nada de expressivo em termos de pragas e doenças, com um cenário um pouco mais otimista para os produtores.

O estado também produz o café arábica, que vem aumentando de forma progressiva, alcançando a maior produção da história no ano passado, de 4 milhões de sacas. Como a bienalidade é bastante grande, a safra deve ser em torno de 25% menor.

Tags:

Por: Fernanda Custódio e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Oscar do Agronegócio é do café: Na categoria produtor rural, Ucha leva reconhecimento pelas ações que vem realizando no setor cafeeiro
Em semana de pressão, robusta recuou 14,70%, arábica 10,56% e mercado monitora chuvas
2ª Jornada: 'O mercado e o café carbono neutro' reúne especialistas da cafeicultura, no Cerrado Mineiro
OIC: Exportação mundial de café tem alta de 8% em março
Ainda de olho no Vietnã, café continua no negativo em Londres e Nova York