Brasil deve se beneficiar com autorização de importação de café robusta pela Colômbia

Publicado em 17/04/2018 15:52
Nelson Carvalhaes - Presidente Cecafé
Cecafé vê com otimismo decisão dos colombianos e acredita que o Brasil deve se beneficiar até mais do que outros países produtores da variedade levantando em conta a questão logística. A decisão ocorre em um cenário de expectativa de safra maior de conilon no país.

Podcast

Importação de café robusta

Download

 

LOGO nalogo

Na semana passada, uma empresa colombiana teve autorização para a importação de 2% de suas compras totais de café robusta, cenário que pode gerar oportunidades para o produtor brasileiro em um momento no qual a safra do conilon tende a ter bons resultados.

Nelson Carvalhaes, presidente do Cecafé, acredita que a possibilidade desse novo mercado é muito importante. A Colômbia já importa arábica proveniente do Brasil e esse café robusta seria destinado para a indústria de solúveis.

Na questão logística, o Brasil tem tudo para ganhar esse mercado, já que os outros países produtores deste tipo de café estão mais distantes. "O Brasil tem sido um grande parceiro da Colômbia. Esperamos que eles deem preferência para o nosso produto", avalia Carvalhaes.

O país deverá colher uma safra maior neste ano, influenciado pelas informações de melhora na situação do Espírito Santo, gerando assim uma boa oportunidade de abastecer o mercado global.

Em março, os resultados de exportação foram positivos, embora abaixo dos períodos normais. Foram exportadas pouco mais de 2 milhões e 500 mil sacas, com destaque para uma desenvoltura melhor do café conilon.

O Cecafé esteve participando de uma reunião da Organização Internacional do Café (OIC) no México, na qual Carvalhaes observou que a Ásia figurava como um novo mercado de interesse. Preocupa ainda a saída dos Estados Unidos da organização, posição que deve tentar ser revertida.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Jhonatas Simião e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário