Café oscila forte em NY, mas produtor brasileiro mantém tranquilidade e comercializa produção de maneira eficiente

Publicado em 19/10/2018 13:29
OS futuros do café arábica na Bolsa de Nova York tiveram intensa oscilação na sessão desta sexta-feira (19). No mercado brasileiro, no entanto, os cafeicultores não estão preocupados como antes com as oscilações externas e comercializam suas produções de modo cada vez mais eficiente, de olho nos custos de produção.
Nelson Carvalhaes - Presidente Cecafé

Podcast

Entrevista com Nelson Carvalhaes - Presidente Cecafé

 

Download

 

Em um dia no qual a Bolsa de Nova York (ICE Futures Group) trabalhou com diversas oscilações para o preço do café arábica, o mercado interno continua trazendo uma situação tranquila para o produtor. Isso seria reflexo de uma atitude de vender e fixar bem o seu café.

Nelson Carvalhaes, presidente do Cecafé, avalia que o mercado teve uma boa recuperação nos últimos 30 dias, o que permitiu com que esse cenário se concretizasse. O mundo está consumindo muito café e o mercado tem uma "liquidez fantástica", como visualiza ele.

O Brasil produziu cerca de 60 milhões de sacas e deve ter bons números de exportação. Ele aponta que o país é protagonista neste segmento e que cooperativas como a Cooxupé possuem excelência e uma boa estrutura no comércio exportador, a qual não se vê "nada igual no mundo".

Primeiro, o produtor olha para o custo de produção e, daí em diante, faz seu mercado. O negócio é aproveitar os bons momentos, fazer a média e sempre vender antecipado. O mundo vive do que produz com um pequeno estoque - e isso mudou bastante o mercado.

Carvalhaes visualiza um "cenário fantástico" nos próximos dez anos para a produção de café. Existe uma possibilidade de aumento de consumo na Ásia e o produtor brasileiro "é eficiente e tem tudo para conquistar, cada vez mais, o mercado".

Por: João Batista Olivi
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após Natal, preços do café arábica trabalhavam em campo misto em NY na manhã desta 6ª feira (26)
Mais da metade do café analisado em compras públicas no Paraná apresenta fraude, aponta fiscalização
Dedicação e resiliência: Desafios climáticos não conseguiram abalar a qualidade dos cafés brasileiros
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado