Para Cooxupé, exclusão do Funcafé da PEC 187 pode ser considerada uma vitória para cafeicultura

Publicado em 05/03/2020 16:24
Texto prevê o uso de fundos públicos para pagamento de dívidas públicas. A decisão excluiu ainda o pedido de exclusão os fundos Ciências e Tecnologia, Segurança Pública e o Fundo Nacional Antidrogas.
Carlos Augusto Rodrigues de Melo - Presidente Cooxupé

Podcast

Entrevista com Carlos Augusto Rodrigues de Melo - Presidente Cooxupé sovre a PEC 187/2019

 

Download

Carlos Augusto Rodrigues de Melo - presidente da Cooxupé considera uma vitória a não inclusão do Funcafé naProposta de Emenda à Constituição 187 (PEC 187) 2019, que prevê o uso de fundos públicos para pagamento de dívidas públicas, que foi votada na última quarta-feira (4). 

O presidente reforçou a importância do Funcafé para a cafeicultura ativa em todo o Brasil, tendo em vista que o país é o produtor e exportador de café do fundo. Destacou ainda a importância de manter esse auxílio para as pesquisas. "Nós consideramos que foi uma grande vitória pelo o que representa o Funcafé para os produtores. É um fundo importantíssimo, senão o mais significativo para a cafeicultura brasileira", afirma.

Falando um pouco sobre pesquisas, Carlos reforçou que ainda há muita coisa para ser feita dentro da cafeicultura, mas destaca que já é possível notar uma evolução nas pesquisas graças a recursos como o Funcafé. "A pesquisa é necessária para trazer as inovações, para que nós produtores possamos ter a tranquilidade de administrar nossas propriedades", destaca. 

Para os próximos meses, Carlos acredita que o cenário pode ser positivo para os preços, apesar do mercado do café se tratar de um setor muito volátil. Destacou mais uma vez, que o Brasil passa por um período apertado de oferta e demanda, e que neste momento existe pouco café para venda no mercado. 

Confira a entrevista completa no vídeo acima

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Oscar do Agronegócio é do café: Na categoria produtor rural, Ucha leva reconhecimento pelas ações que vem realizando no setor cafeeiro
Em semana de pressão, robusta recuou 14,70%, arábica 10,56% e mercado monitora chuvas
2ª Jornada: 'O mercado e o café carbono neutro' reúne especialistas da cafeicultura, no Cerrado Mineiro
OIC: Exportação mundial de café tem alta de 8% em março
Ainda de olho no Vietnã, café continua no negativo em Londres e Nova York