Café solúvel tem alta de 7,3% nas exportações e 11% no consumo interno: Mercado segue crescendo entre os concorrentes

Publicado em 18/05/2020 16:43 e atualizado em 18/05/2020 17:21
Entrevista com Aguinaldo José de Lima - Diretor de Relações Institucionais da ABICS sobre as Exportação de Café Solúvel
Aguinaldo José de Lima - Diretor de Relações Institucionais da ABICS

Podcast

Entrevista com Aguinaldo José de Lima - Diretor de Relações Institucionais da ABICS sobre as Exportação de Café Solúvel

 

Download

A Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics) divulgou o levantamento mensal em que aponta que o segmento do café solúvel teve um desempenho positivo nos primeiros quatro meses deste ano. As exportações somaram o equivalente a 1.329.923 sacas de 60 kg. Os industriais brasileiros registraram crescimento de 7,3% na comparação com os embarques em mesmo período do ano passado. Em receita cambial, o avanço foi de 0,5% na mesma comparação, com os ingressos rendendo US$ 181,4 milhões ao Brasil.

Segundo Aguinaldo José de Lima - Diretro de Relações Institucionais, após passar bater recorde de exportação em termos de volumes, havia uma expectativa para 2020 de 5%, com a previsão de bater novamente os números de exportações. "Há duas semanas atrás,  em função dos impactos da pandemia, por cautela recomendamos que nossas empresas trabalhassem com uma previsão entre 1 e 5%, e para nossa surpresa veio um resultado de 7,3% de aumento no volume", afirma. 

Os números deixam o mercado de café solúvel, indicando que não há neste momento nenhuma alteração nos pedidos e comercialização. "Significa que a vá atingir os 5% do crescimento, talvez até mais um pouquinho", comenta. Aguinaldo destaca ainda que para os próximos meses, apesar das incertezas que sonda todo o setor financeiro, a expectativa é que os números de exportação continuem sendo positivo. 

Entre as 15 principais nações compradoras de café solúvel do Brasil, destacam-se duas que também fabricam o produto. "O México e a Holanda estão entre os grandes produtores de solúvel e apresentaram crescimento surpreendente quando comparamos com as importações que realizaram no primeiro quadrimestre de 2019. Os holandeses aumentaram em 1.435% e os mexicanos em 555% as compras do produto brasileiro", informa.

O mercado brasileiro também apresentou crescente interesse pelo solúvel nacional. O consumo da bebida no primeiro quadrimestre apresentou um aumento de 11% na comparação com idêntico intervalo anterior, saltando de 251 mil sacas, em 2019, para as atuais 298 mil sacas entre janeiro e abril.

Veja a entrevista completa no vídeo acima

 

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores
Baixos estoques pressionam os futuros do café, que trabalhavam com ganhos no início da tarde desta 5ª feira (04)
Conab: Com maior safra de conilon, produção de café é estimada em 56,5 milhões de sacas em 2025
Ministro Fávaro recebe setor cafeeiro para alinhar estratégias de promoção internacional e financiamento da atividade