Café: Produtor precisa estar atento às oportunidades no mercado futuro, que deve voltar apresentar mais volatilidade

Publicado em 14/08/2020 15:37 e atualizado em 14/08/2020 16:25
Cenário no entanto continua positivo para o mercado do café, tendo em vista que as cotações não foram diretamente afetadas pela pandemia até o momento
Cesar de Castro Alves - Consultor de Agronegócio do Itaú BBA

Podcast

Entrevista com Cesar de Castro Alves - Consultor de Agronegócio do Itaú BBA sobre o Mercado do Café

 

Download
 
 

O consultor de agronegócio do Itaú BBA, Cesar de Castro Alves, destacou em entrevista o Notícias Agrícolas que as próximas semanas poderão ser de bastante movimentação para o mercado do café na Bolsa de Nova York (ICE Future US). A semana foi marcada por preços abaixo dos 115 cents/lbp na segunda-feira (10) e pelas altas no pregão da quinta-feira (13), que ultrapassaram os 400 pontos. 

"Eu entendo que alguns fatores possam estar ajudando na recuperação recente em plena colheita, acho que a seca favorece muito a colheita, mas complica um pouco o próximo ano", comenta. Além disso, Cesar destacou as baixas nos estoques certificados nos Estados Unidos e também as movimentações do dólar em queda durante esta semana, elementos importantes para a formação de preços na Bolsa e que reflete diretamente no mercado físico. 

O especialista não descarta que novas baixas voltem acontecer nos próximos dias, apesar dos fundamentos e ações técnicas serem positivas para o mercado neste momento. "Existem razões para o café cair, razões técnicas e o produtor tem que olhar isso com cuidado, mas a verdade é que neste momento está favorecendo o produtor", explica. 

O produtor de agora em diante vai encontrar dois possíveis cenários para os próximos dias, sendo um deles a entrada da nova safra e as condições de clima para florada. Destacou que há previsão de chuvas para a próxima semana, mas é que necessário que as chuvas sejam constantes para garantir o bom pegando da florada. Caso as condições sejam favoráveis à produção, o mercado pode voltar a registrar quedas. "Todo o racional é para quedas de preços até pelo tamanho da nossa safra", comenta. 

Veja a entrevista completa no vídeo acima 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com preocupação com o Vietnã e tempo mais seco no Brasil, café abre semana com valorização
Cooxupé anuncia abertura de empresa com atuação no mercado de seguros
Cecafé participa de evento que destaca importância do café ao ES e ao país
Programação do 24º Seminário Internacional do Café está definida
Cecafé discute devida diligência em direitos humanos com governo dos EUA