Café no ES: Até o momento chuvas contribuíram para nova safra e expectativa é de boa produção no conilon e no arábica em 2021

Publicado em 08/10/2020 15:06 e atualizado em 08/10/2020 17:37
Entrevista com Abraão Carlos Verdin - Coordenador de Cafeicultura do Incaper sobre o Acompanhamento de Safra do Café Conilon
Abraão Carlos Verdin - Coordenador de Cafeicultura do Incaper

Podcast

Entrevista com Abraão Carlos Verdin - Coordenador de Cafeicultura do Incaper sobre o Acompanhamento de Safra do Café Conilon

 

Download


 

A safra 2021 também já começou no Espírito Santo e segundo Abraão Carlos Verdin - Coordenador de Cafeicultura do Incaper, até o momento as condições do clima contribuíram para o bom pegamento da florada e a expectativa é de uma boa produção tanto para o café tipo conilon como para o arábica em 2021.

De acordo com dados do Incaper, até agosto de 2020 as chuvas foram ligeiramente acima da média em todo o estado, o que foi positivo para o pegamento da florada que começou abrir em abril, logo após o fim da colheita da safra 20 do conilon. O especialista destacou ainda que desde agosto as temperaturas estão em elevação e o produtor agora está esperando por novas chuvas, que precisam acontecer entre 20 e 30 dias. 

"O solo está bem úmido, nós temos condições de irrigar nossas lavouras, mas acredito que dentro dos próximos 30 dias, se não chover, podemos ter problemas relacionado a quebras", comenta. 

Na safra 2020, o Espírito Santo produziu cerca de 9 milhões de sacas do café tipo conilon e a expectativa é para 2021 seja registrado um acréscimo para 2021. "Nós estamos com a perspectiva que 2021, até o momento, vai ser de uma boa safra no Espírito Santo", comenta. 

Segundo Abraão, a maior parte dos produtores fazem uso de irrigação, o que deixa a condição mais favorável também para o café tipo arábica. Destaca ainda que apenas as áreas próximas da divisa com Minas Gerais vem sentido mais os impactos da longa estiagem e altas temperaturas. Em 2020, o estado produziu cerca de 4 milhões de sacas e a expectativa é que no ano que vem a produção fique próximo dos 4 milhões. 

Veja a entrevista completa no vídeo acima

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores
Baixos estoques pressionam os futuros do café, que trabalhavam com ganhos no início da tarde desta 5ª feira (04)
Conab: Com maior safra de conilon, produção de café é estimada em 56,5 milhões de sacas em 2025
Ministro Fávaro recebe setor cafeeiro para alinhar estratégias de promoção internacional e financiamento da atividade