Presidente da Minasul explica que projeto de ampliação da malha ferroviária não será custeado pelo Funcafé

Publicado em 23/11/2020 15:19 e atualizado em 24/11/2020 09:03
Assunto gerou repercussão entre cafeicultores durante o final de semana; principal objetivo é reduzir custo com a exportação e otimizar tempo
José Marcos Magalhães - Presidente da Cooperativa Minasul

Podcast

Entrevista com José Marcos Magalhães - Presidente da Cooperativa Minasul sobre a Malha Ferroviária para o Café

 

Download

A cooperativa Minasul divulgou na última sexta-feira (23) um projeto de ampliação da malha ferroviária para o café, visando reduzir custo e agilizar o processo de exportação. José Marcos Magalhães - Presidente da Cooperativa Minasul, em entrevista ao Notícias Agrícolas explicou que o investimento, caso aprovado, será feito com recursos privados e não do Funcafé, como sondou o setor no último final de semana. 

O presidente destacou que houve um erro de interpretação e que o fundo do Funcafé não é destinado para esse tipo de solução. Segundo ele, o Funcafé conta hoje em dia com o valor destinado às pesquisas de melhorias e divulgação da cafeicultura brasileira. "O CNC vai continuar trabalhando com o intuito de manter sempre uma verba importante para pesquisa e auxiliar nessa divulgação do nosso café lá fora", comenta o presidente. 

Para implementar esse projeto logístico, a Minasul está participando juntamente com o Porto Seco e outras entidades, da análise da malha ferroviária mais viável. Ainda segundo José Marcos, há vários investidores privados interessados nesse novo empreendimento, que tem o prazo final de cinco anos para ficar pronto.

Ainda de acordo com o presidente, a ampliação do escoamento da produção por meio do modal ferroviário traria uma redução de até 50% nos custos com a exportação, além da possibilidade de reduzir o custo em até R$ 6,00 por saca de café exportada. 

Destaca ainda que apesar do transporte rodoviário ser mais rápido, muitas vezes o desembarque da carga no Porto é mais demorado quando comparado com o transporte ferroviário. Além disso, o projeto avalia as condições de trajeto até o Porto de Santos e também no Rio de Janeiro e em Sepetiba, que "também oferece vantagens, inclusive despesas menores", afirma. 

Veja a entrevista completa no vídeo acima 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com preocupação com o Vietnã e tempo mais seco no Brasil, café abre semana com valorização
Cooxupé anuncia abertura de empresa com atuação no mercado de seguros
Cecafé participa de evento que destaca importância do café ao ES e ao país
Programação do 24º Seminário Internacional do Café está definida
Cecafé discute devida diligência em direitos humanos com governo dos EUA