Chuva no início de abril prejudicou ainda mais desenvolvimento da safra e Serra do Salitre/MG estima 40% de quebra no arábica

Publicado em 28/04/2021 16:18
Produtor que relata que há 46 anos não via uma safra com condições semelhantes e que a última quebra muito expressiva aconteceu em 1980
José Augusto Guimarães - Cafeicultor na Região da Serra do Salitre/MG

Podcast

Entrevista com José Augusto Guimarães - Cafeicultor na Região da Serra do Salitre/MG sobre a Safra de Café

 

Download

Além das questões climáticas adversas que o produtor de café vem enfrentando desde o início da safra, na região de Serra do Salitre/MG um episódio de chuva forte aumentou ainda mais a preocupação com a produção deste ano. De acordo com o produtor José Augusto Guimarães, as quebras na área devem chegar a 40%. 

O produtor relatou que os problemas mais sérios, assim como em outras áreas do parque cafeeiro, começaram a ser observados na florada, quando as temperaturas chegavam aos 35ºC, queimando parte da planta. Dali em diante, o quadro só se agravou e os problemas já são observados até para a safra de 22.

"Outra coisa a safra de 2022 ela está prejudicada porque até dezembro a gente vem sempre observando, acompanhando a contagem de par de folhas, e até dezembro ela cresceu muito pouco e quando foi para fazer outra adubação. O café não cresceu e veio um sol quente na granação", comenta. 

A partir de agora, o produtor alerta que a região segue precisando de chuva, mas com o alerta de que no próximo mês inicia-se a colheita na região, podendo então ser observados novos problemas. "Nós precisamos dessa safra baixa que a gente vai ter, a gente precisa fazer produto de qualidade para ver se agrega ao valor", afirma. 

Confira o relato completo no vídeo acima

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com preocupação com o Vietnã e tempo mais seco no Brasil, café abre semana com valorização
Cooxupé anuncia abertura de empresa com atuação no mercado de seguros
Cecafé participa de evento que destaca importância do café ao ES e ao país
Programação do 24º Seminário Internacional do Café está definida
Cecafé discute devida diligência em direitos humanos com governo dos EUA