Especialíssimo 2023: Qualidade da safra surpreende e nomes da Cooxupé serão divulgados na próxima sexta-feira

Publicado em 30/10/2023 17:31 e atualizado em 31/10/2023 17:36
Com transmissão ao vivo no Notícias Agrícolas, mercado conhecerá os principais nomes da safra 23 na próxima sexta-feira (3)
Osvaldo Bachião - Vice-Presidente da Cooxupé

As expectativas são altas e estão voltadas para o Especialíssimo, o programa de cafés especiais da Cooxupé e da SMC Specialty Coffees. Antes de mais nada, ele revela anualmente quais são os 50 melhores lotes de cafés especiais colhidos nesta safra, na área de atuação da Cooxupé. Os resultados, pois, serão apresentados nesta semana. Com transmissão ao vivo no Notícias Agrícolas, na sexta-feira (3), o mercado conhecerá os nomes da safra. 

Especialíssimo
Em primeiro lugar, o Especialíssimo é aberto apenas para os produtores cooperados da Cooxupé, que hoje somam mais de 19 mil. Por meio dele, a cooperativa e a SMC estimulam cada vez mais as famílias cooperadas na produção de café com qualidade especial.

Ou seja, são aqueles cafés que, durante a avaliação física e sensorial do grão, ultrapassam 83 pontos, conforme a SCA (Associação de Cafés Especiais – Global).

Avaliação
De antemão, os 50 lotes já estão definidos, após a avaliação de 12 Q-graders. Isto é, profissionais licenciados que possuem vasto conhecimento em classificação e degustação de cafés.

Em suma, a grande revelação acontecerá no dia 03 de novembro, a partir das 19h30, em Guaxupé (MG). Ademais, o Hub do Café vai transmitir ao vivo.

Resultados
O Especialíssimo, conforme ressalta a diretoria executiva da Cooxupé, é um programa de seleção e não um concurso. Desde já, os 50 melhores lotes de cafés especiais recebem prêmio em espécie. Portanto, o lote campeão leva para casa R$ 50 mil. Já a premiação total é de R$ 330 mil.

Em conclusão, acompanhe aqui a revelação dos melhores lotes de cafés especiais colhidos pelos cooperados da Cooxupé neste ano.

Por: Virgínia Alves + Hub do Café
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Com suporte na falta de chuvas no BR e Vietnã, preços voltam a subir em NY e Londres
Com crise logística e climática atingindo todas origens, Brasil amplia venda de cafés para países produtores
Mesmo após dados de exportação, café tem ajustes positivos nos preços
Com embarque de 4,2 milhões de sacas de café, Brasil amplia receita em mais de 50% no mês de Brasil
Com mercado monitorando chuvas no Vietnã, preço do robusta já recuou mais de 15% em maio