Mercado cafeeiro deve seguir com volatilidade e já há estimativa de quebra da safra de café 2025/26

Publicado em 18/11/2024 16:19 e atualizado em 18/11/2024 16:57
Levantamento realizado pela StoneX aponta uma quebra de 0,4% na próxima safra, e de acordo com especialista essa projeção vem movimentando a precificação das cotações futuras
Fernando Maximiliano - Analista de Café da StoneX
Podcast

Mercado cafeeiro deve seguir com volatilidade e já há estimativa de quebra da safra de café 2025/26

 

Os preços futuros do café estão sendo impactados pela perspectiva de uma quebra da safra 2025/26, e pelas pendências de alguns tópicos dentro da votação de adiamento da EUDR (Lei Antidesmatamento da UE). De acordo com Fernando Maximiliano, analista de café da StoneX, estes fatores vêm trazendo incertezas para os agentes, e ocasionando pressão e volatilidade sobre o mercado cafeeiro. 

O analista destaca a estimativa divulgada pela StoneX de uma queda de produtividade do café arábica para 2025, resultando em uma baixa de 21,6% de produção para todo o estado de São Paulo e uma queda de mais de 5% para região do Sul de Minas Gerais. Por outro lado, para o café robusta é estimado um avanço de produção, resultando em um aumento de quase 28% para região do Espírito Santo e uma alta de mais de 30% no Sul da Bahia. 

Para a movimentação do mercado físico brasileiro, Fernando resalta que o produtor deve utilizar as ferramentas de gestão de risco e assim favorecer sua negociação futura. 


 

Por: Raphaela Ribeiro
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)
Café: Perspectivas de chuvas no BR consolidam novamente baixas em NY no fechamento desta 6ª feira (19)
Consumidores de café dos EUA enfrentam preços mais altos mesmo após retirada de tarifas