Frango segue sendo a mais competitiva das carnes, tanto pelo preço como pela carga de proteína, diz especialista

Publicado em 11/07/2022 15:55 e atualizado em 11/07/2022 17:46
Para professor da FGV, além das proteínas animais, população com restrição orçamentária também pode se voltar às proteínas vegetais
Alberto Ajzental - Professor de Economia da FGV

Podcast

Frango segue sendo a mais competitiva das carnes, tanto pelo preço como pela carga de proteína, diz especialista

 

Para além dos índices inflacionários, dos preços, olhar para a competitividade das proteínas levando em conta a carga proteica é uma alternativa, segundo o professor de Economia da Fundação Getúlio Vargas, Alberto Ajzental.

De acordo com ele, atualmente, se levado em conta o preço médio e a carga proteica, a carne de frango segue como a mais competitiva do mercado. Entretanto, ele pondera que, em situações de famílias com maior restrição orçamentária, olhar para proteínas vegetais, como, por exemplo, a proteína texturizada de soja, é uma opção.

O professor elaborou uma tabela (veja abaixo) com os preços médios coletados nesta segunda-feira (11) e comparou com índices nutricionais para obter informações sobre a competitividade de proteínas vegetais e de origem animal. 

"O consumidor, quando vai às compras, ele não vai olhar para a inflação, ele vai olhar para o preço do produto naquele dia e quanto dinheiro ele tem no bolso, e aí vai optar pela proteína que seja adequada à condição", disse.

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MT lidera exportações de carne bovina e responde por 23% das vendas do Brasil ao exterior
Brazilian Beef chega à Gulfood 2026 com 31 empresas associadas
ABRAFRIGO: Com US$ 18,365 bilhões de receita em 2025, Brasil transforma carne bovina em ativo estratégico e bate recorde histórico de exportações
Selo inédito vai impulsionar o mercado de carnes premium no Brasil
Abiec vê exportações de carne bovina estáveis ​​em 2026, apesar de medidas da China
Tempo Recorde: Brasil atinge cota de exportação de carne bovina aos EUA em 6 dias