Primeiro bezerro da raça Purunã com 48 kg nasce em Goioerê

Publicado em 23/03/2026 09:30
A raça tem destaque pela precocidade, alto marmoreio, rusticidade, docilidade e excelente habilidade materna.

O boi Purunã é uma raça brasileira de corte, desenvolvida pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), na Fazenda Modelo em Ponta Grossa. Resulta do cruzamento de 25% das raças Caracu, Charolês, Angus e Canchim. Destaca-se pela precocidade, alto marmoreio, rusticidade, docilidade e excelente habilidade materna.

Na região de Campo Mourão, em torno de 70 produtores estão participando do programa de fomento da raça, No programa de fomento, o produtor recebe touros em idade reprodutiva, com todos os exames sanitários e devolve, após três anos, três bezerros de 200 quilos por animal recebido. O objetivo é oferecer aos produtores uma raça eficiente, rústica e com excelente qualidade de carne, adaptada às condições brasileiras.

Em Goioerê, em março, nasceu o primeiro bezerro da raça Purunã com 48 kg e isso marca o avanço na pecuária com apoio do Governo do Paraná. O resultado é do investimento na melhoria genética do rebanho realizado pelo produtor rural Benedito Teodoro da Silva e seu filho Ricardo Benedito da Silva.

POLÍTICA PÚBLICA - A conquista foi possível por meio do acompanhamento técnico do IDR-Paraná e muito trabalho e dedicação dos produtores rurais. A instituição atuou diretamente no suporte a eles com orientação técnica, acompanhamento do manejo geral do rebanho e incentivo à adoção de tecnologias que elevaram a produtividade no campo. Entre todas as ações, a família teve acesso a um touro da raça Purunã, reconhecida por sua qualidade genética e excelente desempenho na produção de carne, pois a raça apresenta bom ganho de peso.

O nascimento do primeiro bezerro Purunã, em Goioerê, representou um passo significativo para a modernização da pecuária local, reforçando a importância da parceria entre produtores, Governo do Estado e assistência técnica do IDR-PR para o fortalecimento do setor.

 

Por: Governo Paraná
Fonte: Governo Paraná

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportação de carne bovina do Brasil pode cair 10% em 2026 com restrição da China, diz Abiec
Reino Unido reage a mapa de amônia e diz que suinocultura já reduz emissões
Com 35% da produção voltada à exportação, carne bovina entra em ciclo de valorização
Brasil obtém aprovação para exportar carne bovina resfriada para Filipinas, diz ministério
CNA destaca aprovação do PL que dá segurança jurídica à aquicultura
Peixe SP alerta para os perigos econômicos e sanitários da importação de tilápia do Vietnã