Chuvas voltam na próxima semana mas só devem se regularizar no final de outubro no sudeste e centro-oeste. No sul do país chuvas continuam

Publicado em 17/09/2015 18:13
Chuvas voltam na próxima semana mas só devem se regularizar no final de outubro no sudeste e centro-oeste. No sul do país chuvas devem continuar castigando as lavouras nas próximas semanas

As chuvas devem retomar ao Sudeste e Centro-oeste do país no próximo final de semana (25), contudo "ao longo de toda a segunda quinzena de setembro e outubro haverá uma boa frequência de chuvas, mas que serão irregulares", explica o agrometeorologista da Somar Meteorologista, Marco Antônio dos Santos.

Segundo ele, entre sábado e domingo uma frente fria irá conseguir avançar sobre o São Paulo e Rio de Janeiro e trazer chuvas à quase todas as regiões produtoras do Sudeste e Centro-oeste, favorecendo o inicio do plantio de soja safra 2015/16.

Ainda assim, por conta da presença do fenômeno El Niño, nesta temporada o volume de chuvas deve se concentrar no Sul do país. "As frente frias até irão conseguir avançar sobre o Sudeste e Centro-oeste, provocando algumas chuvas, mas com fraca intensidade", ressalta Santos.

De acordo com as previsões climáticas, o regime de chuvas deve se estabelecer nas regiões Sudeste, Centro-oeste e Mapitoba apenas a partir do mês de novembro, por isso o agrometeorologista ressalta que o plantio deverá ocorrer parcialmente aproveitando os períodos curtos de chuvas de setembro e outubro.

"Muitas vezes vai ocorrer chuvas plantadeiras, então o produtor tem que plantar nas áreas que realmente tem boa umidade, estrutura de solo, e um percentual maior de argila que retém uma quantidade maior de umidade", avalia Marco Antônio.

Por outro lado, mesmo com a irregularidade das chuvas o agrometeorologista afirma que nesta safra não devemos presenciar um veranico intenso como o que ocorreu em outubro do ano passado.

Já no Sul do país o padrão meteorológico aponta que as chuvas devem continuar castigando as lavouras nas próximas semanas. Com isso, novas paralisações no preparo do solo e plantio do arroz serão observadas, bem como os trabalhos de plantio do milho e colheita do trigo, que deveria ser iniciada nesse começo de semana.

"Um fator de alento para os produtores gaúchos e catarinenses é que em outubro, apesar de ter chuvas mais frequentes, elas não serão com tanta intensidade como está acontecendo agora", avalia o agrometeorologista.

Por: Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com 8 mortes confirmadas e desaparecidos, RS continua com tempo severo e deve receber mais chuva
Inmet mantém previsão de calor intenso e parte do Brasil e tem alerta vermelho para chuvas no Sul
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (30) para todo o Brasil
Bloqueio atmosférico se intensifica e vai prolongar onda de calor até 10 de maio, deixando clima seco e quente em grande parte do país
Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira (29) para todo o Brasil