Chuvas se intensificam no Centro-norte do país nos próximos 10 dias e reduzem em quase todo Brasil na segunda quinzena de março

Publicado em 04/03/2016 13:55
Atenção para o Rio Grande do Sul que deve ter período mais longo de estiagem

Nos próximos dez dias poderá ocorrer uma mudança no padrão climático observado neste inicio de ano. De acordo com previsões da Climatempo, as chuvas devem se intensificar no centro-norte do país e deixar o tempo mais firme nas demais regiões.

Em toda a faixa que compreende o Rio Grande do Sul, o centro-sul de São Paulo e sul do Mato Grosso do Sul, as chuvas até a próxima terça-feira ficarão abaixo de 20 mm, enquanto que em todo o Matopiba, Mato Grosso e Espírito Santos as precipitações devem variar entre 100 a 150 mm.

A exceção é o Paraná que tem previsão de volumes superiores a 150 mm, no sul do estado, entre dos dias 09 e 13 deste mês. Esse cenário deve continuar prejudicando o andamento da colheita que atingiu 51% nesta semana.

De acordo com o meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento, até o dia 13 de março, especialmente o Matopiba irá receber bons volumes de chuvas que poderão colaborar com a recuperação das lavouras de soja que estavam 'queimando' sobre o sol escaldante.

Segundo Nascimento, "será uma chuva boa para a agricultura, o grande problema é que ela não terá continuidade".

Neste mesmo período também, "pancadas freqüentes de chuvas" podem atrapalhar o andamento da colheita de soja no Mato Grosso e Goiás. “Na próxima semana as precipitações devem chegar com maior intensidade e, conforme os dias irão avancando os volumes tendem a diminuir até o final da semana do dia 13”, explica o meteorologista

Entre os dias 14 a 18 deste mês, o tempo seco e com poucas chances de chuvas volta a se generalizar por todo o país, dando seqüência aos trabalhos de colheita em quase todas as regiões produtoras.

Confira os mapas com a previsão estendida para todo o país:

Mapa Previsão Brasil - 04 a 08/03/16

Mapa Previsão Brasil - 09 a 13/03/16

Mapa Previsão Brasil - 14 a 18/03/16

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário