Clima seco interfere na produção de milho segunda safra no Cerrado Mineiro, GO e SP. Bloqueio atmosférico amplia nos próximos dias

Publicado em 11/04/2016 13:34
Bloqueio atmosférico amplia nos próximos dias e chega ao MT e PR. Volta das chuvas só a partir de maio e mesmo assim, de forma irregular

O bloqueio atmosférico que mantém o tempo seco nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo deve permanecer nos próximos 15 dias trazendo preocupação para a produção do milho safrinha nessas regiões.

De acordo com o agrometeorologista da Somar Meteorologia, Marco Antônio dos Santos, esse fenômeno irá se intensificar nas próximos semanas, atingindo o estado do Mato Grosso e algumas regiões do Matopiba.

"As chuvas tendem a ficar mais ao norte do Brasil, pegando Amazonas, Pará, Tocantins e toda a região norte do nordeste. E também concentradas no sul do país, principalmente na metade sul do Rio Grande do Sul", explica Antônio.

Ao contrário do centro-sul, a umidade da Amazônia se desloca para o sul do país trazendo chuvas entre 70 a 100 mm no decorrer de abril. Esses cenários poderão comprometer as condições de desenvolvimento e produtividade do milho safrinha nessas regiões, que em sua maioria foram cultivados fora da janela ideal de plantio.

A situação mais grave, segundo Santos, é o sul de Goiás, cerrado Mineiro, oeste da Bahia e São Paulo, onde as precipitações já estão bastante baixas e, dos dias 18 a 30 de abril, não há previsões de chuva para esses estados.

Além da falta de precipitações muitas regiões têm sofrido com temperaturas elevadas. Mesmo no outono as máximas estão batendo recorde em diversos municípios. "Esses cenários já trazem certa apreensão de que possa haver uma redução significativa na produção de milho safrinha neste ano, por conta da falta de chuva", alerta Santos.

No Paraná e Mato Grosso as condições climáticas serão levemente melhores, com alguns volumes de chuvas localizados. Marco Antônio acredita que as precipitações que ocorrerem no Mato Grosso nos últimos dias, já deixam em boas condições 85% das lavouras de milho segunda safra no estado.

Para o agrometeorologista, aqueles agricultores que finalizaram o plantio até o dia 15 de fevereiro - que representa 50% das lavouras do país - as condições climáticas para o desenvolvimento do cereal são mais favoráveis.

De acordo com os mapas climáticos as chuvas devem retornar aos estados do centro-sul somente a partir de maio, mas ainda em baixa intensidade e irregular.

Clima nos EUA

Segundo Marco Antônio, a exemplo do que ocorre no Brasil, a partir de junho as previsões indicam baixos volumes de chuvas para o meio-oeste americano, que "poderá trazer perdas significativas na produção de soja e algodão", alerta.

Assim, o verão nos Estados Unidos, que coincide com o período reprodutivo das plantas, deverá ser mais seco, trazendo quebra de até 5% na produção, segundo o agrometeorologista.

Reuters: Seca em abril ameaça 2ª safra de milho do Brasil e deixa agronegócio em alerta

logo mini reuters noticias

SÃO PAULO (Reuters) - Uma segunda safra de milho recorde esperada pelo Brasil, essencial para garantir excedentes de exportação e aliviar altos preços para a cadeia produtiva de carnes, está em xeque, uma vez que a seca em abril deve se prolongar até a última semana do mês e previsões climáticas também não são muito favoráveis para maio.

Chuvas mais volumosas em abril seriam fundamentais para o milho plantado mais tarde no país, uma parcela que engloba cerca de metade da área brasileira, após o atraso na safra de soja em várias regiões. Mas o problema é que as precipitações não ocorrerão nos volumes necessários, o que leva especialistas a considerarem já um menor potencial produtivo.

"O produtor está preocupado, houve problemas na soja e ele não pode errar no milho. O clima é de apreensão", afirmou o superintendente do Imea, Daniel Latorraca, que está à frente do órgão de análise da federação de agricultores de Mato Grosso, principal Estado produtor do grão.

A segunda safra de milho, conhecida no passado como "safrinha", está estimada em 57,1 milhões de toneladas, ou cerca de dois terços do que o país espera produzir do cereal em 2015/16, segundo números oficiais da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, da Somar, estima que seriam necessários ao menos 70 milímetros de chuvas intercaladas neste mês, o que não deve ocorrer. "Esse milho plantado mais tarde precisa de muita chuva em abril, coisa que não vai ter", disse.

Segundo ele, as estimativas mais atualizadas da Conab não levam em conta a projeção de tempo mais seco em abril, decorrente de um bloqueio atmosférico que está mantendo as frentes frias no extremo sul do Brasil.

O agrometeorologista da Somar lembrou ainda que os produtores de milho, que relegaram o plantio da cultura na primeira safra para investir na soja, ficaram mal acostumados nos últimos anos, quando o outono foi relativamente chuvoso em relação ao normal, permitindo boas produtividades da "safrinha".

De acordo com o diretor da Agroconsult, André Pessôa, algumas áreas já estão sendo afetadas, diminuindo o potencial de produção, "que começa a ser revisto um pouquinho para baixo".

Pessôa dá como certa a redução da produtividade em relação ao que era esperado, mas afirmou ainda não ser possível dizer se haverá uma quebra de safra significativa.

"Mas já preocupa em várias regiões, sobretudo em um mercado que está muito enxuto de oferta de milho", disse.

Uma escassez recente de milho no mercado brasileiro resultou em preços recordes no país, em torno de 50 reais a saca, o que impulsionou produtores de aves e suínos a buscarem importações mais baratas.

O Brasil, maior exportador de carne de frango, conta com a segunda safra grande para amenizar custos de produção do setor.

ALTERNATIVAS

Para a analista Daniele Siqueira, da Agência Rural, apenas em maio haverá mais clareza a respeito dos estragos da seca esperada em abril sobre a segunda safra de milho.

No caso de uma quebra significativa ocorrer, o Brasil poderia contar com o produto da Argentina, que está de volta ao mercado, após o governo local revogar políticas restritivas às vendas externas.

A Agroconsult, por exemplo, estima compras de cerca de 700 mil toneladas do produto da Argentina, no que seriam os maiores volumes importados desde o ano 2000.

Em um cenário mais extremo, Daniele, da Agência Rural, avalia que o Brasil também poderia reduzir exportações, que são estimadas pela Conab em novo recorde, acima de 30 milhões de toneladas.

Isso, porém, não seria simples.

O Mato Grosso, com safra estimada em mais de 20 milhões de toneladas, vendeu antecipadamente mais de 70 por cento da produção esperada, negócios esses que, em grande medida, deverão ter como destino o mercado externo.

Assim, mesmo havendo uma quebra expressiva da safra no Mato Grosso, o Estado ainda teria como cumprir os contratos já firmados.   

Segundo Daniele, em meio às preocupações climáticas que devem perdurar durante a safra, cuja colheita tem início em junho, os produtores estão mais cautelosos no fechamento de novas vendas.

Santos, da Somar Meteorologia, disse que as frentes frias vão conseguir romper o bloqueio atmosférico quente a partir de 25 de abril, mas ainda assim as chuvas em maio serão muito irregulares e de baixa intensidade, típicas da estação.

(Com reportagem adicional de Natália Scalzaretto)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Márcio José Gasparelo Rio Verde - GO

    Em Rio Verde (GO) as chuvas cortaram há 20 dias e as temperaturas estão nas alturas, resultando em lavouras castigadas e com queda de produtividade... em algumas delas nem as colheitas vão ser realizadas... é preocupante a situação.

    1
  • CESAR AUGUSTO SCHMITT Maringá - PR

    Temos água no solo até a próxima quarta-feira, 13\04. A partir dai teremos quedas de produtividades bastante expressivas. E, estou me referindo a Ivatuba, na região de Maringá, solos de alta fertilidade com boa tecnologia, condições essas aliadas a um plantio até 15\02. Temos que considerar as altas temperaturas que causam uma grande evapotranspiração. Isso, ainda, devido ao fato de que tivemos, ontem, chuvas variando de 10 a 30 mm. Senão, hoje já estaríamos contabilizando as perdas, que os órgãos oficiais só verão em 50 ou 60 dias.

    5
    • geraldo emanuel prizon Coromandel - MG

      Em Coromandel, na minha roça, completa hoje 30 dias sem chuvas, e as previsões se ocorrerem, só a partir do dia 25/04, muito pouca coisa restará.

      0