Inmet alerta para chuvas volumosas em MT nas próximas 48 horas

Publicado em 13/02/2017 12:02
Confira a entrevista de Mamedes Luiz Melo - Meteorologista do Inmet
Três sistemas diferentes atuam sobre o centro-oeste e parte do Matopiba, provocando chuvas volumosas e acima da média até 20 de fevereiro

O estado do Mato Grosso enfrenta grandes volumes de chuvas nos últimos dias. Municípios importantes para a agricultura brasileira, como Campo Novo do Parecis (MT), estão debaixo d'água. Além da colheita de soja em andamento, existe também uma preocupação com o plantio de milho safrinha.

De acordo com Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, o fenômeno é provocado por alguns sistemas meteorológicos como a Alta da Bolívia, um anticiclone que ocorre na alta troposfera no verão sobre a América do Sul e uma zona de convergência intertropical que atinge a região norte e se espalha, além do Mato Grosso, para Tocantins e Goiás.

Nas próximas 24h, a tendência é que as chuvas continuem nas regiões atingidas. A partir de amanhã, as chuvas devem se deslocar para o oeste de Mato Grosso. Segundo Melo, as chuvas não estão dentro da normalidade para o período.

A partir de quarta-feira, chuvas mais volumosas devem chegar ao noroeste do estado, mas grande parte do Mato Grosso já irá estar com tempo ensolarado. Ao decorrer da semana, apesar da diminuição das chuvas, ainda há a possibilidade de quedas de grandes volumes.

Começando entre os dias 18 e 19, até o dia 20 de fevereiro as chuvas devem se reduzir em definitivo no Mato Grosso.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário