Massa de ar frio deve derrubar temperaturas no sul do país a partir do dia 9 de maio. Produtores devem monitorar risco de geada

Publicado em 03/05/2017 14:17
Confira a entrevista com Mamedes Luiz Melo - Meteorologista do Inmet
Chuvas reduzem nos próximos 3 meses e segunda safra de milho pode ter problemas em algumas regiões

Mamedes Luiz Filho, meteorologista do Inmet, destaca que o outono no Hemisfério do Sul é um período de transição que traz a característica tanto do verão quanto do inverno. As massas de ar frio chegam com maior intensidade, podendo ter condições de geada e grande parte do país sofre com uma diminuição de chuvas - daqui para a frente, a climatologia acredita que o Brasil terá chuvas dentro da média, apenas.

As entradas de massas de ar frio devem ser mais frequentes no Sul e no Sudeste, podendo chegar a outras partes do Brasil dependendo de sua intensidade. Essas massas, portanto, devem ser monitoradas.

Para os próximos dias, Filho aponta para a chegada de uma massa de ar frio, mas sem formação de geadas. A a partir dos dias 9 e 10 de maio, pode haver uma próxima queda de temperatura, como lembra o meteorologista. Neste final de semana, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná já devem ser atingidos pelas baixas temperaturas.

Filho lembra que a safrinha, no ano passado, foi ruim. Para esta safrinha, ele aponta que a perspectiva também não é tão boa, devido a redução do volume de chuvas, que "não é tão bom quanto alguns estão prevendo".

Safra norte-americana

O meteorologista comenta que "os meteorologistas não foram tão agraciados quanto ao tempo". Lavouras foram alagadas no início de plantio e, agora, essas áreas, que não são poucas, terão de ser replantadas. Além disso, há uma queda de produtividade prevista para os norte-americanos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário