Mais previsões de chuvas para o Rio Grande do Sul e queda de temperatura com possibilidade de geada em áreas de café em Minas

Publicado em 05/06/2017 16:54
Confira a entrevista com Celso Oliveira - Meteorologista da Somar
Chuvas persistem na região Centro-Sul do país e podem complicar andamento das safras de soja e trigo no RS, milho no PR, cana-de-açúcar, laranja e café em SP e MG

Podcast

Celso Oliveira - Meteorologista da Somar

Download

O excesso de chuvas vem incidindo sobre o sul do país, prejudicando o plantio do trigo e a colheita da soja. Neste momento, os produtores estão reclamando até soja brotando no campo pela falta de possibilidade de entrar na colheitadeira.

Celso Oliveira, meteorologista da Somar Meteorologia, destaca que a previsão é que a chuva se mantenha na região Sul. A média histórica de chuvas no mês de maio é de 100mm a 120mm, mas somente na semana passada choveu mais do que o previsto, com um acumulado de 160mm. Agora, junho continua com essa tendência.

Este movimento é decorrência de uma frente fria, que gera alerta novamente nesta semana, principalmente para as áreas de fronteira com a Argentina, o que deve paralisar as atividades do trigo no centro e no noroeste do estado.

O Paraná, o estado de São Paulo e o Mato Grosso do Sul também devem receber consideráveis volumes de chuvas, embora o acumulamento previsto seja mais modesto. Os portos de Paranaguá e Santos, ainda, devem caminhar em marcha lenta por conta deste maior período de chuvas.

Na próxima semana, a situação deve melhorar para o Rio Grande do Sul. As chuvas diminuem consideravelmente a partir do sábado, com previsão do tempo seco. Entretanto, entrará uma massa de ar polar juntamente com este tempo, que irá retardar a evaporação da água presente no solo. Na segunda metade da próxima semana, as chuvas devem voltar ao estado.

Estas chuvas também devem chegar ao sul de Minas, mas com curta duração. O maior alerta vai para o declínio acentuado da temperatura do que das chuvas, que deve ser próxima de 0 nas áreas mais altas, com possibilidade de geadas.

Em São Paulo, as chuvas afetariam as safras de café, laranja e cana-de-açúcar. Vem chovendo forte sobre essas regiões desde o mês de abril e houveram relatos de queda de grãos no café, diminuição do ATR do açúcar na cana-de-açúcar e aumento de água na laranja. A manutenção das chuvas acaba atrasando ainda a colheita.

Para o estado de Goiás, o tempo deve ser mais seco. Há algumas chuvas na terça-feira da semana que vem, mas nada significativo. No Mato Grosso, a situação é mais complicada. Houveram chuvas frequentes nas regiões de Sinop (MT) e Sorriso (MT) e ainda há previsão de chuvas na região oeste, embora no Nortão a perspectiva seja de um tempo mais seco e prolongado, modificando a situação do milho nas áreas mais tardias a partir de agora.

No Matopiba, o tempo também deve permanecer mais seco, beneficiando a qualidade da fibra do algodão.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário