Climatempo reforça alerta de geada na madrugada de sábado (10) para o norte do RS, interior de SC e Sul do PR

Publicado em 08/06/2017 15:55 e atualizado em 08/06/2017 18:46
1057 exibições
Nas demais regiões do Centro- Sul do país as temperaturas despencam, porém o risco de geadas é menor e atinge apenas áreas de baixadas
Alexandre Nascimento - Meteorologista Climatempo

Alguns boletins climáticos indicam a presença de geadas em algumas regiões produtoras do Brasil. De acordo com Alexandre Nascimento, meteorologista da Climatempo, os avisos de geada são pertinentes. Quando sistemas de baixa pressão foram formados fora da época no Brasil, a entrada de uma massa de ar polar ocorreu para dissipar esses sistemas.

Assim, essa massa de ar polar irá derrubar as temperaturas a partir deste sábado. O interior do Paraná, o interior de Santa Catarina e o oeste e norte do Rio Grande do Sul devem receber geadas generalizadas. As geadas moderadas a fortes devem ocorrer apenas no norte gaúcho, nas regiões de serra e planalto catarinense e sul do Paraná.

O Sul do Mato Grosso do Sul e o oeste e o sul do estado de São Paulo podem ter geadas de baixada, em fraca intensidade.

Entretanto, com o solo úmido, esse efeito não deve ser tão catastrófico, mas existem riscos, nessas áreas, para as produções de feijão, cana-de-açúcar e café.

As regiões produtoras de café de São Paulo e Minas Gerais devem ter queda de temperaturas, mas não deve haver condições de geadas que possam atrapalhar as condições da lavoura. As mínimas devem ficar em torno de 8ºC.

Nos últimos sete dias, houve um grande volume de chuvas entre o centro-norte do Rio Grande do Sul e o sul do estado de São Paulo. Em uma semana, choveram volumes entre 100 a 150mm, correspondendo a toda a chuva do mês. A chuva, contudo, deve parar nos próximos dias.

 

Tags:
Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

Nenhum comentário