Clima: supercomputador do Inmet mostra chuvas a partir do dia 29

Publicado em 22/09/2017 18:02 e atualizado em 22/09/2017 19:02
Confira a entrevista com Francisco de Assis Diniz - Diretor do INMET
Inmet e Notícias Agrícolas juntos na divulgação da previsão do tempo

LOGO nalogo

Previsão do Inmet

Inmet indica chuvas no Sudeste a partir do dia 1 de outubro

O Notícias Agrícolas e o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) estabeleceram nesta sexta-feira um plano de divulgação da previsão do tempo a partir dos dados extraídos do novo computador da entidade federal (ligada ao Ministério da Agricultura). O supercomputador (um Sylicon Grafics), capaz de realizar 2 milhões de operações matemáticas por minuto, entrou em fase inicial de operação desde o início de setembro.

O jornalista Daniel Olivi esteve na sede do Inmet em Brasília e conversou com o diretor do instituto, o meteorologista Francisco de Assis Diniz, sobre os modelos climatológicos disponibilizados para a sociedade brasileira, com foco na Agricultura, e as dificuldades do órgão de atingir toda a plenitude das informações devido aos cortes orçamentários sofridos pelo Instituto Federal.

Com os dados disponibilizados ate o momento, os técnicos do Inmet já conseguem visualizar chuvas adentrando pelo sul e oeste do País ao final deste mes de setembro. As informações oficiais, com 98% de assertividade, estão disponíveis em sua página oficial, (https://www.inmet.gov.br), com prognósticos para 174 horas à frente (chuvas acumuladas).

De acordo com dados do modelo Cosmo, do Inmet, as chuvas vindas do Oeste (Paraguai) cobrirão o Mato Grossso do Sul e  parte do sudeste a partir do próximo dia 29. Já no começo de outubro uma rodada de chuvas adicionais vem sendo acompanhadas nos radares do Instituto Nacional de Meteorologia. 

Os mapas extraidos do modelo mostram parte do Paraná, Oeste de São Paulo e Sul de Minas sendo cobertos por chuvas com bom volume. Os índices pluviométricos deverão atingir entre 10 a 35 mm, chuvas que também serão observadas desde o extremo sul do Rio Grande do Sul até o centro do Mato Grosso e Goiás. 

Na sequência, a partir de  1º de outubro, as chuvas já começam a se mostrar mais volumosas, com acumulados de até 19 mm em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Minas Gerais e partes da Bahia. Já no Rio Grande do Sul, de acordo com modelos americano e canadense, os acumulados poderiam passar dos 25 mm. 

Partindo para o período de 1º a 6 de outubro, as chuvas se intensificam ainda mais, principalmente em toda a região Sul, bem como na área do Matopiba, com exceção de áreas do norte do Maranhão e do Piauí. 

A variabilidade nas precipitações nessa frente de chuvas ainda estará presente. Entretanto, um padrão mais normalizado deverá se estabelecer em meados de outubro para quase todo o Brasil, oferecendo chuvas regulares para o começo do plantio da soja e milho de verão.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
NA + Inmet

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário