Temporal acama lavouras de trigo na região de Panambi (RS)

Publicado em 03/10/2017 11:41
Confira a entrevista com Telmo Dutra de Freitas - Presidente do Sindicato Rural de Panambi (RS)
Nessa safra, área cultivada com o cereal ficou próxima de 6 mil hectares e lavouras estão em fase de maturação. Prejuízos ainda serão levantados nos próximos dias. No caso do milho, produtores irão avaliar a necessidade de replantio em algumas áreas. Propriedades também registraram prejuízos e abastecimento de energia elétrica foi interrompido na localidade.

LOGO nalogo

Telmo Dutra de Freitas, presidente do Sindicato Rural de Panambi (RS), uma das regiões mais afetadas pelo temporal no estado gaúcho, conta que as lavouras de trigo sofreram com os temporais e o vento forte, resultando em acamamento.

O cereal está em fase de maturação e ainda necessitava de alguns dias para as máquinas entrarem para colher. Ainda não foi possível contabilizar os prejuízos, mas o presidente aponta que perdas nas lavouras são possíveis. Foi cultivada uma área em torno de 6.000 hectares.

Hoje, os produtores possuem um retorno de investimento bastante fragilizado na cultura do trigo, já que não há incentivos para este plantio. De acordo com Freitas, não se sabe se o cereal voltará a ser plantado no próximo ano.

Além disso, o cereal trouxe prejuízo para a aveia e outros cultivos de inverno. Também estava começando a ser plantado o milho da safra de verão, com alguns lotes apresentando plantas de 10 a 15 cm que foram danificadas pelo vento. Nessas áreas, os produtores apontam que é preciso aguardar para ver como será a reação do cultivo, que também teve uma área menor em função dos preços.

Os ventos fortes também ocasionaram destelhamento em propriedades rurais e urbanas, além de queda de energia. Hoje, a cidade está sob um tempo ensolarado, que permitirá que os produtores entrem nos campos para começar a avaliar a situação e ver se conseguem recuperar.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Custódio e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário