Clima mais seco no Sul do país, em especial no RS, acende sinal de alerta sobre efeitos do La Niña na safra de verão

Publicado em 20/11/2017 16:02
Confira a entrevista com Morgana Almeida - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Chuvas persistem ao longo da semana na região Sudeste, parte do Centro Oeste e também voltam para o Matopiba

Podcast

Clima mais seco no Sul do país, em especial no RS, acende sinal de alerta sobre efeitos do La Niña na safra de verão

Download

LOGO nalogo

Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, destaca que esta semana deve ser bastante chuvosa para o Sudeste, sobretudo Rio de Janeiro, centro-sul de Minas Gerais e extremo norte de São Paulo. Os estados de Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas, Pará e Acre também devem receber a condição chuvosa, fruto da configuração de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

A chuva deve ser menos intensa em termos de horário, mas estendida ao longo do dia. Em alguns momentos, as pancadas podem ser mais fortes, mas o que chama a atenção é a quantidade de chuva acumulada.

A Região Sul, por sua vez, bem como parte do Mato Grosso do Sul, deverá ter um tempo estável. A luz amarela em torno do La Niña já começa a acender, sobretudo no Rio Grande do Sul. Porém, no próximo final de semana, a situação muda com a chegada de uma área de instabilidade sobre essa região no sábado.

Os últimos dias foram marcados por chuvas intensas, que ocasionaram até mesmo a morte de uma pessoa em Campinas (SP). Os três estados do Sul receberam volumes próximos dos 110 mm, com chuva mais intensa de sexta para sábado. No Mato Grosso, a chuva "veio para ficar", com volumes que chegaram até a 150 mm em algumas regiões. Em Goiás a chuva não é tão volumosa, mas é persistente.

Minas Gerais teve volumes entre 30 mm a 40 mm. No Rio de Janeiro, a chuva chegou até a 120 mm em algumas regiões, com um alerta meteorológico emitido pelo Inmet indicando o risco de deslizamentos. No Nordeste, as chuvas diminuíram e os volumes não devem ser elevados nos próximos dias.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário