Chuvas continuam nos próximos dias na região Sul do Brasil com avanço de uma nova frente fria

Publicado em 20/12/2017 15:21
Segundo o Inmet, podem ocorrer nos próximos dias tempestades com rajadas de vento e até queda de granizo em diversas áreas da região Sul do país. Instabilidades também são previstas ao longo da semana no Mato Grosso do Sul e São Paulo. No fim do mês, chuvas diminuem no Sul e se espalham pelo Brasil central

Nesta quarta-feira (20), as imagens de satélite do Instituto Nacional de Meterologia (Inmet) dão conta de nuvens que podem provocar chuvas no Rio Grande do Sul, no Mato Grosso do Sul e no oeste de São Paulo, destacando as previsões do mesmo instituto apresentadas no início da semana.

Mamedes Luiz Melo, meterologista do Inmet, conta que as frentes frias devem continuar ocorrendo no Sul do país. No radar, há uma nova frente fria que poderá provocar rajadas de vento e queda de granizo. Mais para o final do mês, as chuvas devem se concentrar no Paraná, São Paulo e Santa Catarina.

De acordo com o modelo Cosmos, a quinta-feira (21) será de grandes volumes de chuva para o leste de Santa Catarina, Paraná e sudeste de São Paulo. O fenômeno da Alta da Bolívia continua atuando e deve ajudar com que a frente fria chegue à região Sudeste, além de abrir um canal de umidade na parte central do país, formando novamente a Zona de Convergência do Atlântico Sul.

As chuvas na Região Sul, por sua vez, não devem ocorrer de forma generalizada, sendo típicas de verão, assim como na região central. Contudo, Melo aponta que estes volumes podem atingir áreas abrangentes.

Na previsão estendida, o Natal deve ser de chuvas para a Região Sul, Sudeste e parte do Mato Grosso do Sul. Mais para o final de dezembro e início de janeiro, haverá um aumento de volumes de chuva na parte central do país. Apenas o Nordeste e o extremo sul do Rio Grande do Sul não devem receber precipitações. São Paulo, Santa Catarina, Paraná e sul do Mato Grosso do Sul tendem a ter uma virada de Natal mais chuvosa, acompanhada de raios e trovoadas.

O Inmet emite alerta hoje para temporais no Sul do Brasil, condição que deve permanecer amanhã para Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Leia mais:
» Clima: Tempestades são previstas para a região Sul do país nesta 4ª e acumulados podem chegar a 100 mm

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (20/12 a 22/12) para todo o Brasil:

Início do Verão

O verão irá se estabelecer oficialmente na tarde de amanhã (21), embora já haja características climáticas associadas a esta estação do ano. Tendo em conta o clima tropical, o verão costuma ser quente e chuvoso em diversas áreas do país. Contudo, o La Niña está prevalecendo e deve continuar em boa parte do próximo ano, de forma que algumas localidades como o oeste e o sul do Rio Grande do Sul podem ter chuvas abaixo da média.

As temperaturas devem ser altas, mas na média ou abaixo da média na parte Central do país. Para a região Sul, estas devem oscilar devido às passagens rápidas das frentes frias.

O Inmet aposta em um La Niña fraco ou dentro da média.

Leia mais:
» Inmet: Verão pode ter chuvas mais contínuas no Centro-Oeste e Sudeste do BR

Por: Jhonatas Simião e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (8) para todo o Brasil
Governo cria força-tarefa para combater informações falsas relacionadas às enchentes 
EUA: Plantio deve retomar ritmo mais acelerado na próxima semana, com chuvas menos intensas
Procon RS trabalha para auxiliar população no momento de calamidade pública
Governo atualiza situação das barragens no RS (07 de maio)