Invernada no Centro-Norte do país com volumes significativos de chuvas até o início da próxima semana

Publicado em 08/03/2018 11:17
Sul do do Brasil deve registrar chuvas rápidas e passageiras nos próximos dias

Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, destaca, nesta quinta-feira (08), que as chuvas que estavam previstas para começar hoje no Centro-Norte do país estão confirmadas, devido à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul. Desde ontem, regiões como o centro-norte de Minas Gerais e todo o Matopiba receberam bons volumes. Ao mesmo tempo, o tempo seco persiste no extremo sul do Rio Grande do Sul.

Os últimos três dias foram de chuvas acima dos 30mm em várias regiões do país, com exceção da região afetada no estado gaúcho, que não recebeu volumes nos últimos três dias. Entre o Paraná e São Paulo, as chuvas foram mais volumosas, mas as frentes frias não conseguiram avançar para o Sul do país. Em Roraima, os produtores comemoraram a volta das chuvas, que devem permanecer, segundo os modelos, beneficiando o plantio - o estado segue o calendário de safra norte-americano.

Agora, com a configuração da Zona de Convergência, o corredor de umidade persiste e se intensifica no sábado, trazendo grandes volumes para Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. No domingo, esses volumes devem ter continuidade.

A partir da próxima semana, as chuvas tendem a diminuir em São Paulo e no sul de Minas Gerais. No Mato Grosso, as chuvas não param, assim como em Tocantins.

As previsões mais estendidas indicam que até o próximo dia 24 as chuvas devem continuar concentradas nessa região. Até o dia 16 de março, o fenômeno deve ser caracterizado como uma invernada. No segundo período, até o dia 24, as chuvas virão em forma de pancadas.

Dependendo das características da estação do ano, a região Sul terá um reflexo mais acentuado das temperaturas na transição para o Outono, embora ainda seja cedo para prever esses padrões.

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sobe para 55 o número de vítimas em temporais do Rio Grande do Sul
Chuvas no RS: por que chove tanto no estado? Entenda as causas
Jovem Pan: Tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul já afeta meio milhão de pessoas
Guaíba ultrapassa a marca de 5 metros
Região portuária no RS terá plano de ação para enfretamento das chuvas