Bloqueio atmosférico perde força e chuvas voltam ao Sul do país a partir da próxima semana. Temperaturas também caem

Publicado em 25/04/2018 13:50
Bons volumes de chuvas estão previstos para o Sul do país a partir da próxima quarta-feira e a frente fria pode avançar para o Sudeste
Morgana Almeida - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet

Podcast

Previsão do tempo com Morgana Almeida - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet

 

Download

 

Nos últimos dias, uma condição seca, com baixa umidade, toma conta do Centro-Sul do país. Contudo, a partir do início do próximo mês, essa condição deve mudar, sobretudo para os estados da região Sul.

Morgana Almeida, chefe do centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, destaca que a partir do final de abril e do início de maio haverá uma maior frequência de frentes frias para essa região, que poderão avançar até o Sudeste e parte da região Central nas previsões mais estendidas.

Por sua vez, a região Norte conta com uma concentração maior de chuvas neste momento. As chuvas chegam principalmente para Roraima em um período no qual ocorre o plantio de soja e no extremo norte do Amazonas. Já no Nordeste, cada porção da região possui um período chuvoso específico.

Os próximos dias devem trazer o mesmo padrão climatológico que se faz presente agora, apenas com alguma nebulosidade entre o Mato Grosso e o Tocantins. Na sexta-feira (27), o litoral da região Sudeste deve receber mais chuvas.

A resposta dinâmica da atmosfera, contudo, requer tempo para que os modelos possam se ajustar em previsões mais estendidas e tendências de temperatura.

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Defesa Civil atualiza balanço das enchentes no RS - 3 de maio, 18h
Confira a previsão do tempo para este sábado (04) para todo o Brasil
Sobe para 39 total de mortes por chuvas no RS; autoridades esperam número ainda maior
Agronegócio gaúcho ainda não consegue mensurar tamanho dos prejuízos causados pela chuvarada
FPA emite nota sobre tragédias no Rio Grande do Sul