Chuvas podem atrasar para o início do plantio na próxima safra com volta de El Niño, diz Inmet

Publicado em 16/07/2018 13:17
Aumentam para 71% as chances de El Niño no fim de 2018 e início de 2019, diz Inmet

Podcast

Entrevista com Marcia Seabra - Meteorologista do INMET

Download
 
LOGO nalogo

 

O Notícias Agrícolas conversou com a meterologista Márcia Seabra, do Instituto Nacional de Tecnologia (Inmet), que destacou as principais condições que indicam a tendência de um El Niño para o segundo semestre deste ano.

A probabilidade é de que alguns estados como Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Pará tenham chuvas abaixo da média nos próximos meses, enquanto o Sul do país tem uma probabilidade de chuvas acima da média, o que pode ser um indicativo para o fenômeno.

Esse fenômeno também é conhecido por ocasionar menos chuvas no Norte e no Nordeste, de forma que deve ser acompanhado de perto, já que a seca provocada pelo El Niño no Nordeste é preocupante.

As condições já estão se configurando. Para os próximos trimestres, a probabilidade é maior para a ocorrência de um El Niño do que de um período neutro. Para dezembro, janeiro e fevereiro, há uma probabilidade de 71% de ocorrência.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Amon Ra

    Como vcs fazem estas projeções uma vez que sempre escutei e mesmo na faculdade de gestão ambiental onde estudei em Muzambinho, que em anos que há ocorrencia de el nino as chuvas retornam mais cedo ao passo que em anos de la nina atrasam. Precisam rever os conceitos pois nos últimos anos vcs só divulgam atraso de chuva mesmo em el nino.

    0