Regularidade das chuvas no Brasil central só a partir de outubro, diz Inmet

Publicado em 19/09/2018 14:45
Morgana Almeida - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Até o final desta semana, condições ainda são favoráveis para chuvas no Centro-Oeste, que ajudam na recomposição das reservas hídricas do solo. Já na próxima semana, precipitações ficam mais limitadas, ainda acontecendo em forma de pancadas, localizadas e de baixo volume.

Podcast

Entrevista com Morgana Almeida sobre a Previsão do Tempo

Download

 

LOGO nalogo

Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, conversou com o Notícias Agrícolas nesta quarta-feira (19) para destacar as condições climáticas para todo o país, em um período no qual alguns produtores já iniciam o plantio da safra de verão.

Nos últimos três dias, os acumulados de chuva se mantiveram na região Central do país, embora estas ainda sejam um pouco mal distribuídas no Mato Grosso. Contudo, os volumes são bem elevados. Na região Sul, os volumes são menores em quase todos os estados, com exceção do extremo sul do Rio Grande do Sul.

Uma massa de ar quente e úmida também ganha espaço, o que abre a possibilidade de chuvas isoladas e fortes, até mesmo acompanhadas de granizo.

Para essa semana, as chuvas tendem a voltar com intensidade para o centro-sul do Mato Grosso do Sul e São Paulo. Na semana que vem, a tendência é que as chuvas voltem a se organizar novamente com bons volumes, principalmente no Sul do Brasil.

Entretanto, não deve haver um período maior do que cinco dias com ausência total de chuvas nas regiões produtivas do Brasil.

A partir de 10 de outubro, as chuvas devem ser mais consistentes, em um período mais extenso de tempo e volumes mais consideráveis. O padrão de primavera, que já estará estabelecido, deve manter as temperaturas elevadas - o que, em combinação com uma boa umidade relativa do ar, é combustível para formar pancadas de chuva à tarde e à noite.

Alerta em SP, Minas e Paraná

Mapa com imagem de satélite para todo o Brasil nesta quarta-feira (19) - Fonte: Inmet

Mapa com imagem de satélite para todo o Brasil nesta quarta-feira (19) - Fonte: Inmet

LOGO nalogo

Instabilidades seguem atuando sobre diversas áreas da faixa Centro-Sul do Brasil. Com a condição, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de previsão de tempestade de raios em áreas do Paraná nesta quarta-feira (19) e chuvas intensas em Minas Gerais.

A tempestade de raios pode ocorrer em áreas mais ao Sudoeste do estado do Paraná durante toda esta quarta-feira. O instituto, inclusive, alerta que pode ocorrer corte de energia elétrica e queima de eletrônicos com a ocorrência do fenômeno climático.

Veja o mapa das áreas com previsão de tempestade de raios nesta quarta-feira:

Mapa das áreas com previsão de tempestade de raios nesta quarta-feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Central Paranaense, Norte Paranaense, Oeste Paranaense, Sudoeste Paranaense

Já no estado de Minas Gerais, dois avisos foram emitidos pelo Inmet. A chuva fica entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 Km/h). É baixo o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas.

Veja o mapa das áreas com previsão de chuvas intensas nesta quarta-feira:

Mapa das áreas com previsão de chuvas intensas nesta quarta-feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Central Mineira, Vale Do Rio Doce, Jequitinhonha, Metropolitana De Belo Horizonte, Zona Da Mata Mineira

Veja o mapa das áreas com previsão de chuvas intensas nesta quarta-feira:

Mapa das áreas com previsão de chuvas intensas nesta quarta-feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Triangulo Mineiro/Alto Paranaiba, Central Mineira, Norte Mineiro, Noroeste Mineiro

Bons volumes de chuva retornaram ao Centro-Sul do país desde o final da semana passada. Produtores do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná já estão liberados para iniciar o plantio da safra de verão, enquanto que em Goiás e Minas Gerais o vazio sanitário termina no dia 30.

"Como em muitas localidades do Paraná, Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso, os volumes registrados de chuva superaram os 40 milímetros, assim, muitos produtores já iniciam o plantio da soja", afirma a Climatempo. E acrescenta, ainda não é prevista uma grande regularidade nas precipitações.

De acordo com dados levantados pelo Inmet, os cinco maiores acumulados de chuva nesta terça-feira (18) no país foram em Canarana (MT): 50 mm, Nova Xavantina (MT): 43,6 mm, Três Rios (RJ): 35,0 mm, Vacaria (RS): 33,6 mm e Bom Jesus (RS): 32,9 mm.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (20/08 a 22/09) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (20/08 a 22/09) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Nos próximos meses, as chances de um El Niño têm potencial de influenciar a distribuição das chuvas em plena safra de verão, segundo Graziella Gonçalves, meteorologista da Climatempo. O fenômeno é caracterizado pelo aquecimento das águas da superfície do oceano pacífico e costuma causar impactos consideráveis nos mercados financeiros e de commodities.

"A chuva deve terminar um pouco abaixo da média em novembro, lembrando que a média já é alta, mas o mês tende a ser melhor que outubro com a questão da irregularidade", explica. "O mês de dezembro também tende a ser bom de chuvas, mas a irregularidade vai seguir ao longo da primavera", diz Gonçalves.

Leia mais:
» Tempo: Ocorrência de El Niño deve impactar distribuição das chuvas na safra de verão

Ainda nesta quarta-feira, segundo o Inmet, é esperada baixa umidade em localidades da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

Soja 2018-2019 em Missal (PR). Envio do produtor Fernando Strieder.
Soja 2018-2019 em Missal (PR). Envio do produtor Fernando Strieder.

Início do plantio de soja na divisa entre MT e RO. Envio de Will Fernandes
Início do plantio de soja na divisa entre MT e RO. Envio de Will Fernandes

Embegando milho em Caarapó (MS). Envio da Eng. Agrônoma Laiz Violin Ciceri
Embegando milho em Caarapó (MS). Envio da Eng. Agrônoma Laiz Violin Ciceri​

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário