Alerta de muita chuva e ventos fortes para o Sul do país nos próximos dias; Sudeste e Centro-Oeste com chuva a partir de quarta

Publicado em 24/09/2018 14:15
Morgana Almeida - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Mudança no padrão atmosférico indica volta das chuvas à região central do país a partir desta quarta-feira (26)

Podcast

Entrevista com Morgana Almeida - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre a Previsão do Tempo

Download
 

LOGO nalogo

Para os próximos dias, o alerta indica chuvas e ventos fortes para o sul do país. Já para as regiões Sudeste e Centro-Oeste, as previsões climáticas apontam o retorno das precipitações pontuais a partir de quarta-feira.

De acordo com a Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, Morgana Almeida, as previsões climáticas da semana passada estão se confirmando com muitas chuvas no sul do país e com um final de semana mais seco na região central. “Nós estamos observando um padrão atmosférico ainda úmido, principalmente na região noroeste do estado do Mato Grosso”, afirma.

Em relação ao acumulado das chuvas dos três últimos dias, o mapa mostra que as precipitações se concentraram no centro-oeste do país. “Se buscarmos os mapa dos últimos dez dias, vai ver um padrão relativamente mais úmido que mostra a mudança da estação com a chegada da primavera”, comenta.

As imagens do satélite mais recentes apontam as áreas em que as nuvens estão mais carregadas, ou seja, com maior potencial de chuvas. “Desde o final de semana, o Rio Grande do Sul tem sido atingido por temporais e ventos bem significativos acima dos 80 km/h”, ressalta.

Almeida ainda destaca que com a chegada da primavera terá mais uma maior regularidade das precipitações, principalmente na região sul do país. “A rigor a gente já vê que a partir do início do mês de outubro já tem o sinal de maior regularidade das chuvas”, conta.

No entanto, os mapas de médio prazo mostram a continuidade das precipitações mais abundantes na região sul, mas com uma condição mais úmida na parte central se espalhando para o sudeste do país. Já as temperaturas, devem ser bem elevadas até o final da semana.

“Em Brasília, a temperatura ficou próxima dos 34 graus registrada em uma das estações do instituto. Outro fator que piora a sensação do desconforto são as temperaturas mínimas que não deixam que as noites fiquem mais agradáveis e potencializa mais esse efeito de calor”, completa.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Andressa Simão
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário