Chuvas recuam na região central do país a partir de meados de outubro e condição mais seca pode penalizar soja

Publicado em 04/10/2018 13:37
Cristina Queiroz - Rural Tecnologia
Cropview analisa condições de plantio e desenvolvimento das lavouras em Uberaba-MG, Nobres-MT e Ipameri-GO e todas apontam riscos com redução das chuvas

Podcast

Entrevista com Cristina Queiroz - Rural Tecnologia sobre o CropView

Download

 

LOGO nalogo

Com o plantio de soja tendo início em diversas partes do Brasil, Cristina Queiroz, da Rural Tecnologia, trouxe as previsões do CropView para vários estados nesta quinta-feira (04).

O CropView é uma ferramenta que faz a relação das consequências do clima para a condição das lavouras. Sendo assim, Queiroz aponta que as chuvas no país estão localizadas, mas que apenas o norte de Minas Gerais, a Bahia e o Nordeste de forma geral não possuem condições privilegiadas neste sentido. O mês de novembro, por sua vez, deve ter volumes menores do que era previsto.

Veja, estado por estado, as previsões do CropView:

Rio Grande do Sul

O município analisado pela ferramenta foi São Gabriel. Apesar do excedente de chuvas, a produtividade deve ficar em condições excelentes, considerando um plantio em 20 de outubro, com ciclo de 120 dias e produtividade de 60 sacas por hectare.

Paraná

Em Cascavel, um plantio em 15/09, com ciclo de 120 dias, deve render uma produtividade de 98% ao final da safra. Chama a atenção a quantidade de chuvas que vêm ocorrendo desde o início desse plantio.

Mato Grosso do Sul

Considerando um plantio em 20 de setembro, o município de Ponta Porã deve receber déficit hídrico em determinado momento, mas este não chega a prejudicar. A produtividade termina em 97%, com uma condição favorável.

Minas Gerais

Uberaba deverá encerrar com uma produtividade de 73% caso o plantio seja feito em 01 de outubro, considerando o ciclo de 120 dias. Isso ocorre porque há déficit hídrico penalizando no desenvolvimento vegetativo. Em 25 de outubro, a condição melhoraria, mas ainda penalizaria. Para 01 de novembro, a produtividade fica em 79%, mas a penalização vem no excesso hídrico da colheita.

Goiás

Um plantio em 01 de outubro em Ipameri traria uma produtividade de 70%, considerando o ciclo de 110 dias. As chuvas voltariam a melhorar apenas no florescimento. A condição melhoraria com um plantio em 01 de novembro, com uma produtividade de 86% - esta que enfrentaria excedente hídrico na colheita.

Mato Grosso

O município de Nobres, considerando um ciclo de 120 dias e um plantio de 01 de outubro, teria 82% de produtividade ao final do ciclo. Se o plantio fosse adiado para 01 de novembro, a produtividade terminaria em 86%.


Os internautas que quiserem conhecer a ferramenta CropView podem acessar o site www.cropview.com.br. Ao realizar o cadastro, estes podem experimentar a ferramenta e observar as melhores condições para a sua área de plantio. Estão disponíveis as análises para as culturas de soja, milho, trigo, feijão e café.

Também é possível entrar em contato com a Rural Tecnologia por meio do WhatsApp (11) 983729938.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário