Redução das chuvas ao longo do mês de novembro no Sul do país pode penalizar lavouras de soja no oeste do PR, aponta Cropview

Publicado em 01/11/2018 14:22
Cristina Queiroz - Rural Tecnologia
Milho verão também pode ser penalizado no RS com redução das chuvas em novembro

Podcast

Entrevista com Cristina Queiroz - Rural Tecnologia sobre o CropView

Download
 

LOGO nalogo

A análise do CropView aponta que no sul do país pode ter redução das chuvas durante o mês de novembro e penalizar as lavouras de soja no oeste do Paraná. Além disso, o milho da safra verão também pode ficar comprometido no estado do Rio Grande do Sul.

De acordo com a gerente da Crop View, Cristina Queiroz, a redução das chuvas tende a afetar as lavouras que estão em estágio de florescimento. “Nós estamos acompanhando essa redução há bastante tempo, tem momentos que o alerta sinaliza mais forte outro é menos forte”, diz.

Outra aspecto que o sistema do CropView analise é o clima favorável para o surgimento de doenças fúngicas da soja. “Alerta sinaliza que as doenças estão mais propensas a aparecer nas áreas plantadas mais precoces, principalmente no estado do Paraná”, afirma.

Até o momento, não tem nenhum alerta de surgimento de ferrugem no estado do Paraná. “Basicamente, as doenças que podem afetar as áreas é a mela que mostra esse excesso de umidade que vem acometendo diversos estados”, comenta.

Na região de Guarapuava/PR, a previsão climática indica 15 mm de precipitações que pode penalizar as áreas cultivas precocemente. “Pode ser que não seja assim para o município inteiro, mas tem essa tendência de redução das chuvas que estamos observando tem um tempo”, aponta.

Para as lavouras cultivadas mais tarde, o sistema indica que as lavouras vão ser menos penalizadas do que as áreas semeadas mais cedo. “Quando a planta entrar em florescimento as chuvas vão voltar para a localidade”, diz.

No sul do Mato Grosso do Sul, o sistema também sinaliza a mesma condição climáticas que no oeste do Paraná com redução de chuvas. “Hoje, a região vai receber chuvas em torno de 75 mm durante o dia e para os próximos dez dias tem bons volumes de chuvas”, ressalta.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Andressa Simão
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário