Chuvas voltam ao Sul do país a partir deste final de semana, mas ainda em pequenos volumes e mal distribuídas

Publicado em 14/12/2018 14:12
2242 exibições
Chuvas volumosas no Sul do país só devem ser registradas no final da próxima semana, a partir do dia 21 de dezembro
Mamedes Luiz Melo - Meteorologista do Inmet

Podcast

Chuvas voltam ao Sul do país a partir deste final de semana, mas ainda em pequenos volumes e mal distribuída

Download

 

LOGO nalogo

Nesta sexta-feira (14), o Notícias Agrícolas conversou com Mamedes Luiz Melo, meterologista do Inmet, para saber o que vem em relação às chuvas no país. A dúvida é saber se o Sul irá voltar a ter chuvas normais, já que a situação pode se complicar para a soja.

As boas notícias vêm para o oeste do Paraná e para o sul do Mato Grosso do Sul, que devem ter alguma chuva ainda nessa semana. Ainda não é aquela chuva volumosa e bem distribuída - esta que deve ocorrer apenas no Rio Grande do Sul, onde o sistema deve ficar um pouco mais estacionado. Há probabilidade de o sudoeste de Santa Catarina ser beneficiado por esse movimento.

Para a próxima semana, entretanto, a região Sul como um todo deve receber chuvas mais volumosas.

Nos últimos cinco dias, os estados de Paraná e São Paulo receberam chuvas escassas. As chuvas se concentraram mais sobre o centro-norte do país, com foco na região do Matopiba.

Há uma frente fria bem formada no Sul do país, mas esta não consegue avançar. Isso é fruto da presença do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, que força uma circulação chamada Alta da Bolívia. Quando esta se deslocar para o Sudeste, começa a trazer novamente condições de chuva para o país.

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

Nenhum comentário