Corredor de umidade no Centro-Sul deve atuar com grandes volumes até terça-feira

Publicado em 15/02/2019 14:17
Mamedes Luiz Melo - Meteorologista do Inmet
NOAA confirma estabelecimento de El Niño fraco. Conheça os impactos para o clima no Brasil

Podcast

Entrevista com Mamedes Luiz Melo - Meteorologista do Inmet sobre a Previsão do Tempo

Download

 

LOGO nalogo

Nesta sexta-feira (15), Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, conversou com o Notícias Agrícolas e destacou a confirmação do NOAA de que o El Niño estaria caracterizado neste momento.

Essa confirmação surgiu de ontem para hoje por parte do órgão norte-americano. Segundo Melo, os efeitos mais comuns no Brasil com a configuração deste fenômeno seriam o tempo seco no Norte e no Nordeste e chuvoso no Sul e no Sudeste, enquanto na parte Central as temperaturas ficam mais elevadas.

Mas, desde janeiro, a configuração vem sendo bem diferente do que esta que foi confirmada agora. Daqui para a frente, ela deve ocorrer em maior expressão. Mas, como este é um El Niño fraco, a influência não deve ser tão grande.

Neste momento, a Zona de Convergência do Atlântico Sul ajuda a intensificar as chuvas na parte Central do país, com grandes volumes em São Paulo e Minas Gerais, especialmente na região da Serra da Mantiqueira.

Na terça-feira, essas chuvas devem diminuir. O sul do Rio Grande do Sul e o Mato Grosso, por sua vez, devem receber menores volumes.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário