Chuvas diminuem mas não param no Centro-Norte do país complicando colheita e prejudicando escoamento de grãos

Publicado em 01/03/2019 13:38
Nova frente fria chega ao Sul do país na terça-feira de carnaval, mas provoca apenas chuvas rápidas no RS, SC e PR
Mamedes Luiz Melo - Meteorologista do Inmet

Podcast

Previsão do Tempo - Mamedes Luiz Melo - Meteorologista do Inmet

 

Download

 

Nesta sexta-feira (01), o Notícias Agrícolas conversou com Mamedes Luiz Melo, meterologista do Inmet, para destacar as informações do clima, já que há problemas e reclamações com o excesso de chuva na parte Central do país.

Mais uma vez, as condições climáticas afetam a BR 163 na altura de Novo Progresso (PA), o que traz complicações para o escoamento da sagfra.

Melo ressalta que há um corredor de umidade em atuação na região Central, em conjunto com a Zona de Convergência do Atlântico Sul. Contudo, essa Zona de Convergência deve durar até domingo, apontando para uma condição de chuvas mais pontuais, típicas do verão.

Embora os volumes de chuva diminuam, elas não param e devem ter continuidade ao longo do mês de março, como salienta o meteorologista.

Nos últimos cinco dias, choveu em grande parte do país, com destaque para a região Norte e parte da região Central.

Assim, a colheita no Mato Grosso encontra momentos complicados, mas deve ter maiores janelas de sol nos próximos dias.

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Temperaturas mais altas e chuvas irregulares vão marcar o verão, segundo a Climatempo
Apesar de chuvas espalhadas pelo país, áreas do Nordeste têm alerta para baixa umidade
Nottus avalia verão com mais chuva e calor menos persistente no país
Corredor de umidade traz chuvas intensas para sete estados e acumulados chegam a 70mm em 24h
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (19) para todo o Brasil
Áreas das regiões Centro-Oeste e Norte seguem com alerta de perigo para chuvas intensas