Passagens de frentes frias serão mais frequentes a partir da próxima semana, provocando mais chuvas nos estados do Sul do país

Publicado em 21/06/2019 12:12
Inverno com temperaturas acima da média em todo o país e maior umidade no Sul , diz Inmet
Morgana Almeida - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet

Podcast

Entrevista com Morgana Almeida - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre o Previsão do Tempo

 

Download
 

Nesta sexta-feira, o inverno começa no hemisfério sul e a expectativas é que as temperaturas não fiquem acima da média em todo país e com umidade nos estados do sul. No entanto, as passagens de frentes frias devem ser mais freqüentes a partir da próxima semana na região sul.  

Segundo a Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, Morgana Almeida, a expectativa é que neste ano o inverno não será tão rigoroso. “De uma maneira geral tem uma previsão de que a nova estação tenha temperaturas variando de normal à ligeiramente acima da média. Apesar disso, alguma incursão de massa de ar frio pode trazer temperaturas baixas”, afirma.

Com influência do El Niño, o sul do país deve ter uma maior freqüência de passagens de frentes frias e tem uma tendência de que esse sistema favoreça a atuação dessas frentes frias. “Com isso, pode ter um reflexo do volume de precipitações acima do normal nas regiões do centro norte do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina”, comenta.

Por: Aleksander Horta e Andressa Simão
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para este sábado (27) para todo o Brasil
Previsão de chuva no Rio Grande do Sul até o início de maio
Onda de calor deve se intensificar a partir desta sexta-feira (26) elevando as temperatura em toda faixa central do país, podendo chegar ao Nordeste
Confira a previsão do tempo para está sexta-feira (25) para todo o Brasil
NOAA: Com temperaturas elevadas e tempo seco, chuvas seguem restritas ao Sul do Brasil