Safra de trigo tem potencial produtivo mantido, mesmo com perdas pontuais por geadas e períodos secos, mostra Cropview

Publicado em 30/07/2019 15:50
Cristina Queiroz - Rural Tecnologia
Alertas de geadas para RS e PR previstas para o final dessa semana

LOGO nalogo

Após perdas ocasionadas por geadas pontuais e período sem precipitações, o potencial produtivo da safra de trigo está mantido. Nesta semana, o Cropview faz um alerta aos produtores rurais sobre a possibilidade de geadas neste final de semana nos estados do Rio Grande do Sul e do Paraná.

Segundo a Diretora do Rural Tecnologia, Cristina Queiroz, a safra de trigo registrou perdas no estado do Paraná. “Tiveram duas questões que contribuíram para este cenário, na qual uma geada que foi muito pontual no começo de julho e que afetou algumas lavouras. Outro fator que penalizou foi a irregularidade das chuvas já que o volume foi menor do que o esperado”, afirma.

De acordo com modelos meteorológicos do Oráculo Meteorologia, com base nos dias 29 de julho a 03 de agosto, mostram que as condições climáticas devem ser secas na maior parte do país. “As poucas chuvas que acontecem é no sul do Brasil com volumes pequenos, mas observamos nas temperaturas mínimas que está chegando uma frente fria no final de semana”, comenta.

Nos dias 03 a 08 de agosto, os modelos meteorológicos apontam que a frente fria começa a recuar. “No oeste do Paraná, as temperaturas mínimas estão menores que 10º C, mas não abaixo de 4º C. Por outro lado, a maioria do centro-sul do Brasil terá uma queda nas temperaturas e as chuvas ficam apenas no Norte”, ressalta.

Já no período de 08 a 13 de agosto, as condições climáticas apontam precipitações no estado do Rio Grande do Sul. “Nós tivemos chuvas a dez dias atrás e o município de São Gabriel recebeu um volume normal para o período e temos uma sinalização que isso pode ocorrer novamente”, aponta.

Para Turvo (PR), considerando um plantio de trigo no dia 25 de maio, com ciclo de 120 dias e o sistema mostra que a penalização pode chegar a 3% em função da falta de precipitações. Assim, a estimativa é de uma produtividade de 55 sacas até o final do ciclo.

Já no município de Pato Branco (PR), considerando um plantio de trigo em 20 de maio e um ciclo de 120 dias. “O sistema mostra o município pode ter penalização por geadas”, relata.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Andressa Simão
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Luiz aurelio grigio Cafelandia - PR

    TRIGO: Esse levantamento de perdas de produçao de cada municipio feita pela SEAB junto com tecnicos dos municipios onde a produçao primaria ajuda na composiçao do indice de participaçao dos municipios no icms do estado é pouco confiavel. pois há interesse de nao informar grandes perdas, mantendo altas produçoes...

    4
    • samuel de aguiar luz sabáudia - PR

      EXATAMENTE... nenhum municipio vai querer perder arrecadacao, é óbvio . Por isso consultoria boa é aquela que faz suas proprias avaliacoes a campo .

      5
    • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

      Sr Luiz Aurélio, concordo com sua opinião sobre o tema e gostaria de contribuir mais um pouco...

      Além de não terem interesse em dar os devidos números pois aumentaria os repasses tem um fator pior que isso: quando há reunião com os envolvidos , Sindicatos rurais , prefeituras , empresas do Agro a grande maioria que participa destas reuniões não sabe porque estão lá . E por isso são engolidos pelo sistema..., e o culpado disso são os prefeitos que não participam e nem definem pessoas competentes para tal e nem estão preocupados .

      É preciso que a entidade que representa o agro cobre junto ao prefeito a importância destes números para a economia -- a qual irá provar que o Agro é quem permite às Prefeituras manterem suas máquinas inchadas e improdutivas em pé.

      Eu particularmente faço parte dessas negociações em nosso município e tenho sido extremamente duro e estamos mudando o conceito de avaliação.. Estamos corrigindo todos os produtos , inclusive a "câmara de usuário" que em nossa região é altamente comercializada .

      3
    • Carlos Hugo Winckler Godinho Curitiba - PR

      Boa tarde, sou do Deral e fico à disposição para esclarecer dúvidas sobre a cultura do trigo. Cabe-nos dizer que os dados do Cropview, que não possuem nenhuma relação com a SEAB, se referem apenas às geadas previstas, não as que já aconteceram. E nós concordamos... Porém, as geadas de julho, como já consta em nosso levantamento, geraram perdas que regionalmente diminuiram pela metade o potencial produtivo do Oeste Paranaense, inclusive com diversas áreas totalmente perdidas. Quanto ao ICMS, todos os dados são computados sem viés, prova disso é que pelo terceiro ano consecutivo estamos divulgando perdas representativas em todo estado, chegando a 30% em 2017 e mais agravada ainda para regiões específicas.

      2
  • samuel de aguiar luz sabáudia - PR

    ....é bom sair do ar e visitar as lavouras de vez em quando...

    1
    • Severino marques sochodolack Assis chateaubriand - PR

      Nossa!, ouvir isso?! sinceramente !!!! Trigo sendo cortado e servido no cocho para animais pela falta de pastagem, trigo que estava sendo cultivado para grão porém a geada pegou cacheado....esse povo dizendo que não á perda .. e, ao contrário, crescimento de produção... com certeza deve trabalhar para beneficiar moinhos em todo Brasil.

      1
    • Mario Afonso Klein Passo Fundo - RS

      TRIGO: Estas geadas foram consideradas com a mais intensa dos últimos anos. Queimou a vegetação até nas regiões mais quentes, oeste de SC e RS, locais onde passei recentemente. Teve relatos de geadas em todo sul do Brasil. Nas regiões mais quentes, onde não são comuns as geadas, pé de mamão e banana, a geada liquidou com tudo. A reportagem acima está insistindo que o trigo, cultura mais sensível as geadas , teria sido pouco atingida. Poderiam ser mais honestos com os internautas e colocar a quem interessa este tipo de notícia...

      1
    • Odair José de Oliveira São Pedro do Iguaçu - PR

      Cada absurdo...!!!

      Meu Deus.... onde vamos parar....!!!! Aqui no Oeste do PR pouco trigo sobrou, a geada arrasou tudo.... aí vão dizer q a produtividade está mantida...!!! Pessoal, vamos sair da teoria e ir pra prática.... tá na hora...!!!

      2