Paraná pode ter clima irregular e atraso no início do plantio da próxima safra

Publicado em 08/08/2019 13:45
Cristina Queiroz - Rural Tecnologia
Cropview começa a analisar o plantio da próxima safra e simula condições para o Norte e o Centro Sul do Paraná

Podcast

Entrevista com Cristina Queiroz - Rural Tecnologia sobre o CropView

Download
 

LOGO nalogo

Com base nos dados do CropView, a expectativa que é na próxima safra 19/20 o estado do Paraná tenha condições climáticas desfavoráveis e venha atrasar o inicio do plantio da soja. Segundo a Diretora da Rural Tecnologia, Cristina Queiroz, as precipitações devem ser menos regulares e com baixos volumes.

De acordo com os modelos meteorológicos do Oráculo Meteorologia, com base nos dias 07 a 12 de agosto, mostram que as condições climáticas devem ser secas na maioria do país. “A predominância é por um clima mais seco e sem chuvas com exceção do Rio Grande do Sul, um pouco do litoral e do norte do Brasil. Além disso, cada região vai registrar temperaturas diferentes”, comenta.

Nos dias 12 a 17 de julho, os modelos meteorológicos apontam que o Brasil inteiro vai permanecer com o clima seco. “A massa de ar quente aumento indicando altas temperaturas e percebemos a chegada de uma nova frente fria  no Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina”, ressalta.

Já no período de 17 a 22 de agosto, as condições climáticas continuam sem receber chuvas significativas e apenas uma baixa umidade no estado de Santa Catarina. “O país continua sem precipitações e as temperaturas permanecem elevadas em todo o Centro-Oeste. Neste período, nós vamos estar a 20 dias da abertura do plantio no Paraná”, aponta.

Para Campo Mourão (PR), considerando um plantio de soja no dia 25 de setembro, com ciclo de 130 dias. “No balanço hídrico o que estamos observando é que a região está sofrendo neste momento um déficit água no solo. A localidade pode ter um atraso no cultivo de 10 dias”, afirma.

Já no município de Pinhão (PR), considerando um plantio de soja em 15 de setembro e um ciclo de 110 dias. “Nós podemos ver que a região tem menos umidade nos solos que a média dos últimos dez anos, mas as chuvas devem chegar mais cedo para o sul do estado”, relata

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Andressa Simão
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário