Nova massa de ar polar chega ao país na próxima terça-feira (13) e deve derrubar temperaturas do Acre ao Rio Grande do Sul

Publicado em 09/08/2019 13:21
Riscos de geadas ficam concentrados nas Serras Gaúchas e Catarinenses e Sul do Paraná
Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet

Podcast

Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre a Previsão do Tempo

 

Download
 

Os meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) alertam que uma nova massa de ar frio está prevista para chegar no começo da próxima semana na região sul do Brasil. Após essa frente fria vai chegar a massa de ar polar que vai causar quedas nas temperaturas.

Segundo o Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, Francisco de Assis Diniz, os modelos climáticos estão indicando a chegada de mais uma frente fria. “A condição vai causar quedas nas temperaturas desde o Acre e vai até a região sudeste. Porém, as chuvas intensas devem ocorrer na parte sul e sudeste do Rio Grande do Sul nos próximos dias”, afirma.

Para o estado de Roraima, o meteorologista destaca que a localidade tem registrado boas chuvas e que os volumes acumulados chegam a 200 mm em cinco dias. “Essa condição é normal para a época do ano, mas o acumulado de precipitações está acima da climatologia. Além disso, temos chuvas para os estados do Amapá e Noroeste do Pará”, comenta.

Para os próximos dias, o modelo climático aponta que as chuvas vão ficar concentradas no Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina. “Isso significa dizer que aquela frente fria que vai chegar não vai causar chuvas no estado do Paraná. E os acumulados de precipitações vão ficar próximos de 40 a 60 mm”, ressalta.

Por: Aleksander Horta e Andressa Simão
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sobe para 55 o número de vítimas em temporais do Rio Grande do Sul
Chuvas no RS: por que chove tanto no estado? Entenda as causas
Jovem Pan: Tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul já afeta meio milhão de pessoas
Guaíba ultrapassa a marca de 5 metros
Região portuária no RS terá plano de ação para enfretamento das chuvas