É pouco provável que os produtores consigam iniciar o plantio da safra de soja assim que encerrar vazio sanitário em MT

Publicado em 15/08/2019 14:12
Cristina Queiroz - Rural Tecnologia
Chuvas plantadeiras só devem acontecer a partir de outubro na metade sul do MT

Podcast

Entrevista com Cristina Queiroz - Rural Tecnologia sobre o CropView

Download
 

LOGO nalogo

A expectativa é que os produtores rurais não consigam iniciar o plantio da safra de soja 19/20 após o encerramento do vazio sanitário no Mato Grosso. Segundo a Diretora do Rural Tecnologia, Cristina Queiroz, não tem indicativo de chuvas nos modelos climáticos. “A tendência que a meteorologia mostra é que precipitações em bons volumes será somente a partir de outubro”, afirma

De acordo com modelos meteorológicos do Oráculo Meteorologia, com base nos dias 14 a 19 de agosto, mostra que os acumulados de chuvas estão somente no estado de Roraima. “Algumas condições de chuvas pontuais são observadas nos estados de Santa Catarina e Rio de Grande do Sul e a expectativa são de temperaturas elevadas na maioria do Centro-Oeste e mínimas no sul do País”, comenta.

Nos dias 19 a 24 de agosto, os modelos meteorológicos apontam que não deve haver chuvas volumosas neste período. “As temperaturas vão estar mais elevadas no Centro-Oeste e as mínimas no sul do país vão aumentar. Podemos ver que tem uma formação no oceano e começam a se confrontar no norte do Brasil”, ressalta.

Já no período de 24 a 29 de agosto, os acumulados de chuvas no Norte do país começam a se dissipar. “Podemos observar que é um sinal de que as precipitações querem chegar, mas nós estamos em um ano de normalidade climática e é mais difícil prever o que vai acontecer”, aponta.

Para Nobres (MT), considerando um plantio de soja no dia 05 de outubro, com ciclo de 110 dias é possível perceber que os volumes de chuvas começam a melhor a partir desse período. “Diferente no ano passado, o produtor rural vai precisar ter um pouco de cautela para iniciar os trabalhos de campo”, comenta.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Andressa Simão
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário