Chuvas retornam à região Central do país até o final desta semana. No Matopiba, as condições mais secas persistem

Publicado em 04/11/2019 11:06 e atualizado em 04/11/2019 14:45
5255 exibições
Chuvas em bons volumes no Sul do país ao longo da semana
Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet

Podcast

Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre a Previsão do Tempo

Download

LOGO nalogo

A situação de défict de chuvas na região do Matopiba tende a continuar nos próximas dias, em contrapartida as chuvas já começam a avançar para a região Central do país, segundo previsões do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). 

Como já noticiado pelo Notícias Agrícolas, a razão para a continuidade da escassez de chuva sobre a região é a manutenção de um vórtice ciclônico na região do Matopiba que só deve começar a se dissipar com maior rapidez em direção ao oceano a partir do dia 17 de novembro. Veja a matéria completa aqui

Segundo Francisco de Assis, Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, no decorrer desta semana, chuvas mais significativas podem acontecer em pontos de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Francisco explicou ainda que neste momento o vórtice está atuando nas regiões da Bahia, Tocantins, sul de Minas e sul do Piauí. "[Ele] não permite que o sistema avance para o Norte, há uma barreira. Por isso que a chuva está concentrada na parte Sul do Brasil", afirma.

De acordo com o modelo Cosmo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), até quinta-feira, a região sul e oeste de Goiás, sudoeste do Tocantis, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devem receber chuvas com volumes significativos.  As chuvas acontecem devido as altas temperaturas que vêm sendo registradas no Centro-Oeste do país.

Veja a previsão completa no vídeo acima

Veja também: 

>> Semana inicia com previsão de temporais para o Centro-Oeste

Por: Aleksander Horta e Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

0 comentário