Chuvas se distribuem bem por todas as regiões produtoras do país nos próximos dias até o início de dezembro

Publicado em 26/11/2019 12:29
Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Regiões que vinham sofrendo com a falta de umidade como o Matopiba - principalmente o oeste da Bahia - norte do PR, MG e MS começam a receber boas precipitações, com volumes podendo ultrapassar os 100 mm.

Podcast

Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre a Previsão do Tempo

Download

LOGO nalogo

As principais regiões produtoras do país que estavam sofrendo com a irregularidade de precipitações devem esperar chuvas para os próximos dias, segundo o chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre a Previsão do Tempo (Inmet), Francisco de Assis Diniz. Segundo ele, para os próximos seis dias, em São Paulo, Minas Gerais e parte central do Brasil, aumenta a precipitação na faixa de 70mm a 100mm, em algumas áreas, acima de 100mm, e a formação de chuvas se expande para o oeste da Bahia, Tocantins, sul do Maranhão, sul do Piauí.  No sul do Maranhão, sul do Piauí, as chuvas devem persistir ao longo da semana.

Diniz explica que, a partir desta terça-feira (26), vai haver uma mudança significativa para a região sul do Brasil, já ocorrendo chuvas intensas em praticamente todo o Rio Grande do Sul, também oeste de Santa Catarina. Esse sistema vai avançar sentido norte, intensificando as chuvas no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, norte do Paraná, invade o Mato Grosso  do Sul, aumentando as precipitações.

-- "Esse é um sistema chamado complexo convectivo de aglomerado de nuvens,  que se forma entre a Argentina e o Paraguai, se desloca para a região sul do Brasil, mas vai organizar também uma frente fria frontal que estava vindo da  Argentina com fraca intensidade e vai organizar esse sistema frontal, reduzindo  a pressão. Essa frente vai se deslocar sentido norte, pegando a região sudeste,  aumentando a precipitação do sudeste e centro do país", explica. 

De acordo com o especialista, na região sul do Brasil vai ser rápida a atuação  do sistema, com dois dias de chuva no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, até  o Paraná, que deve ter cerca de três dias de precipitações, e depois as chuvas  vão persistir na região sudeste, com mais dias, até dia 2 de dezembro.

Desta terça-feira (26) até o dia 7 de dezembro, tem uma passagem de chuva na  região sul e se concentrará na região sudeste e na região central do país, 

permancendo por mais dias. As chuvas devem chegar também ao oeste da  Bahia, seguindo para o Matopiba.

REGULARIZAÇÃO DAS CHUVAS

Dinoiz explica que agora há bons sinais de chuva para o Mato Grosso do Sul, que estava sofrendo com a irregularidade nas precipitações, assim como o norte do Paraná. "No Mato Grosso do Sul tem persistencia das chuvas acima de 100mm, podendo ter boa recuperação lá", afirma.

Ele acredita que no Matopiba também deva haver chuvas mais frequentes, mas em sistemas alternados, com precipitações começando no sul do país, avançando pela região central e chegando ao Matopiba.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes e Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário