Chuvas se regularizam nas regiões Centro e Sudeste do Brasil e condições permanecem até 2ª quinzena de dezembro

Publicado em 29/11/2019 12:24
Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Pontos de atenção ainda são os estados de Mato Grosso do Sul e as região norte do Maranhão e do Piauí. Nos últimos dias, locais que precisavam das precipitações puderam registrá-las como Oeste da BA, norte de MG e do PR.

Podcast

Previsão do Tempo com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet

Download

 

LOGO nalogo

A frente fria que estava prevista para trazer mais chuvas para as regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, chegou e aumentou os volumes de precipitações em alguns estados. 

"Aumentou a convergência de umidade na parte central e Sudeste do Brasil, trazendo assim mais chuvas", afirma Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

A tendência agora, segundo o Inmet, é que as condições de chuvas persistam nas duas regiões até a segunda quinzena de dezembro. "A tendência é dessa frente permanecer mais tempo agora causando chuvas na parte Central e Sudeste do Brasil, formando assim a típica do padrão de Verão", explica o meteorologista. 

Franciscou mostrou ainda os mapas de previsão de precipitação da Administração Oceânica e Atmosféria Nacional (NOAA, na sigla em inglês), que indica chuvas intensas para Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e no Espírito Santo. "Depois essa chuva segue pegando o Matopiba, sul do Maranhão e sul do Piauí e todo o estado do Tocantins", afirma Francisco. 

Segundo o meteorologista, nas próximas semanas um novo sistema deve avançar levando condições de chuvas para o Mato Grosso do Sul e Paraná, regiões onde os produtores precisam de bons volumes para dar continuidade no desenvolvimento da safra. 

Veja o mapa de precipitação estendida para todo o Brasil: 

NOAA
Fonte: Inmet 
 


Últimos cinco dias 

De acordo com os dados do Inmet, nos últimos cinco dias os volumes mais expressivos de chuvas foram registrados nas regiçoes Sudeste, Central e em pontos da região sul do país. 

No Mato Grosso, os acumulados registraram volumes de até 80 milímetros na região norte do estado. Nas demais áreas, as precipitações ficaram entre 20 e 60 mm. 

No Goiás também foram registrados bons volumes. Choveu em todo o estado com precipitações de até 40 milímetros, sendo registrados volumes de até 80 mm em alguns pontos. 

Em Tocantins, os volumes mais expressivos foram registrados nas regiões Central e sul do estado. Os volumes ficaram entre 50 e 60 milímetros de precipitação. 

Já no Sudeste, o estado de São Paulo recebeu as chuvas mais volumosas nos últimos cinco dias. Foram registradas precipitações em todo o estado, com volumes entre 40 e 60 milímetros de precipitação. 

Em Minas Gerais, os volumes mais expressivos ficaram para o sul do estado, entre 50 e 60 mm. Nas demais áreas as precipitações ficaram entre 20 e 30 milímetros. 

Na região Sul do país, confirmando as previsões, a chuva chegou no Paraná e os volumes registrados ficaram entre 40 e 60 milímetros em todo o estado. Os mesmos números foram registrados em Santa Catarina. 

Já no Rio Grande do Sul os volumes mais expressivos ficaram para o oeste do estado, com volumes de até 80 milímetros. Nas demais regiões, as precipitações ficaram entre 20 e 30 e milímetros, apenas a região norte que teve volumes baixos registrados. 

Veja o mapa de precipitação dos últimos cinco dias em todo Brasil: 

Últimos 5 dias - Inmet
Fonte: Inmet 
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes e Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário