Vórtice Ciclônico começa a atuar a partir desta quinta-feira (12) e deve provocar estiagem entre MG, BA até parte de GO e TO

Publicado em 09/12/2019 12:37 4046 exibições
Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Condição de estiagem deve se prolongar por pouco mais de uma semana, quando uma frente fria deve romper o bloqueio

Podcast

Vórtice Ciclônico começa a atuar a partir desta quinta-feira (12) e deve provocar estiagem entre MG, BA até parte de GO e TO

Download

LOGO nalogo

O deslocamento de um vórtice ciclônico que está na parte norte do Nordeste para a área do norte de Minas Gerais, oeste da Bahia, parte do Tocantins e Goiás a partir de quinta-feira (12) poderá causar estiagem nesta área, segundo o chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, Francisco de Assis Diniz. Isso ocorre porque estas regiões ficarão no centro do vórtice, que provocará uma estiagem de cerca de 7 a 8 dias.

Segundo Diniz, isso é preocupante principalmente para as áreas do oeste da Bahia e norte de Minas Gerais, que enfrentaram chuvas irregulares e nos últimos tiveram boa precipitação. 

-- "No acumulado de chuvas dos últimos cinco dias, teve uma melhor distribuição das chuvas, que pegou norte de Minas Gerais e oeste da Bahia, com volumes de 40mm a 50mm nestas regiões", afirma.

Nos últimos cinco dias, o acumulado de chuva teve uma distribuição mais uniforme em Goiás, Minas Gerais, variando de 60mm até 150mm nestas áreas. No Tocantins houve chuvas na faixa de 50mm a 60 mm, no Mato Grosso, precipitações de 40mm a 80mm, Mato Grosso do Sul chuvas bem distribuídas de 50mm a 80mm. No Paraná, na parte oeste e norte que sofriam com a irregularidade da chuva, melhorou a precipitação, com volume acima de 60mm.

Um corredor de umidade vindo do sul do Amazonas deve convergir com outro sistema vindo da região sul do país, e nesta segunda-feira (09) deve haver chuvas significativas no Paraná e Mato Grosso do Sul. 

-- "Essa frente fria, o que vai acontecer é quando esse sistema chegar na próxima semana, ele vem subindo pegando a região sul, fazendo as chuvas aumentarem no sul, e depois esse sistema sobe. Os ventos vão fazer empurrar esse vórtice ciclônico mais para norte do Nordeste, que é a posição em que geralmente ele fica, ou para o oceano", afirma. 

Houve redução de chuvas no oeste e sul da Bahia, emendando com norte de Minas Gerais, mas no decorrer da tarde desta segunda-feira (09), haverá precipitações no final da tarde, começo da noite.

-- "As chuvas que vão acontecer de hoje (09) até quinta-feira (12), serão significativas na região central do Brasil, Goiás, sul de Minas Gerais. Vai haver redução nas precipitações no sul da Bahia, norte de Minas Gerais, entrando para leste do Tocantins e norte de Goiás".

Por:
Aleksander Horta e Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário