Chuvas para Oeste da Bahia, PI e parte do MA serão irregulares e menos volumosas que o previsto. Alerta também para parte do RS

Publicado em 20/12/2019 16:41
Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Regularização das chuvas só deve ocorrer no início de 2020

Podcast

Previsão do Tempo - Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet

Download

LOGO nalogo

Apesar da meteorologia ter indicado que a região do Matopiba teria condições de chuvas já no próximo dia 23, com o rompimento do bloqueio na atmosfera, os modelos agora indicam que as chuvas devem demorar mais tempo para regularizar na região. Produtores rurais dos quatros estados estão precoupados com o desenvolvimento da safra 2019/20, sobre tudo os do Piauí, onde a situação é mais crítica. 

Segundo Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as frente frias que atuam nas demais regiões do país, ainda não conseguem avançar para o Matopiba. "Realmente tinha uma previsão de começar a chover melhor no norte de MG, Bahia e região do Matopiba, mas houve uma mudança", explica. 

Ainda de acordo com o meteorologista, as chuvas podem acontecer, mas ainda de maneira irregular e de forma muito pontual. Por enquanto, as previsões indicam que o cenário se manterá o mesmo até o mês de janeiro. 

Francisco destacou ainda, que na região sul do país, também há previsão de pouca chuva para os próximos dias, apesar de um novo sistema estar sendo formado, há previsão de apenas um dia de chuva para toda a região. "Essa chuva vai se concentrar mais no Paraná e em São Paulo, indo para a região Sudeste", afirma. 

Essa mesma condição contribui para que o bloqueio na atmosfera se rompa, mas ainda sem forças para garantir que as chuvas cheguem de maneira expressivas para toda a região do Nordeste e Matopiba.  

Últimos dias 

Nos últimos cinco dias os volumes mais expressivos de chuvas foram registrados no Paraná, Santa Catarina, São Paulo e parte do Mato Grosso do Sul. 

Segundo os dados do Inmet, os maiores acumulados foram registrados no Paraná e no sul do Mato Grosso, com precipitações entre 80 e 100 milímetros de precipitação.  Nas demais regiões os acumulados ficaram entre 40 e 60 milímetros. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 15 dias em todo o Brasil: ,

Últimos 15 dias - Inmet
Fonte: Inmet 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário